-
Drama as a methodological tool for training future teachers : a case study in Dourados/MS||Drama como ferramenta metodológica para formação de futuros professores: um estudo de caso em Dourados/MS
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents the extension project entitled "Drama in the Classroom: an introduction", from the Federal University of Grande Dourados (UFGD), as a bridge between the training of future teachers and the school environment. In this project, the objective was to introduce the process drama methodology into the teaching of Art(s) in a basic education school in Dourados/MS. Seeking to intersect Basic Education and University in academic, school, social and cultural spheres, the process drama "Between Matches and Stars" was created, applied to elementary school classes at the municipal school Arthur Campos Mello. Addressing themes such as death, loss, social class, racism, prejudice, among others, the active and playful methodology of the drama allowed participants in the process a unique, formative, civic and exciting experience, in which the training of teachers in direct contact with the school community was the focus of investigation.
||Este artigo apresenta o projeto de extensão intitulado "Drama na Sala de Aula: uma introdução", da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), como ponte entre a formação de futuros professores e o ambiente escolar. Neste projeto, o objetivo foi introduzir a metodologia de process drama no ensino de Arte(s) em escola da rede básica de ensino de Dourados/MS. Buscando interseccionar Educação Básica e Universidade em âmbitos acadêmico, escolar, social e cultural, foi criado o process drama "Entre Fósforos e Estrelas", aplicado em turmas do ensino fundamental I na escola municipal Arthur Campos Mello. Abordando temas como morte, perda, classe social, racismo, preconceito, entre outros, a metodologia ativa e lúdica do drama permitiu aos participantes do processo uma experiência única, formativa, cidadã e emocionante, em que a formação de professores em contato direto com a comunidade escolar foi foco de investigação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Barros, Ariane Guerra | Ribeiro, Vanessa Lopes
Data
29 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26224 | 10.5585/48.2024.26224
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Ariane Guerra Barros, Vanessa Lopes Ribeiro | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 48 (2024): Fluxo contínuo; e26224 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
process drama; teacher training; basic education; methodology | process drama; formação de professores; ensino básico; metodologia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion