-
Dramaturgia no espaço e espaço na dramaturgia: a arquitetura como enredo e personagem na obra cinematográfica “Meu tio”, de Jacques Tati
- Voltar
Metadados
Descrição
Although dramaturgy uses dialogue as one of the main ways to present drama and personal relationships solving their problems and conflicts through action, the scenarios are not only stage and physical support for the actions, they can also be the scene, the plot, the characters, antagonist and protagonist, and many times even the conflict itself. In the film My Uncle, by Jacques Tati, even though there is dramaturgical text, lines, plot, characters, and other conventional elements of dramaturgy, it can be said that the protagonists are the two opposing residences in the piece. For it is in them, by them, and through them that the issues addressed present themselves, conflict, and, as far as possible, are resolved. Thus, this article presents how the spaces of this film dictate not only the way the characters live, but also the construction of the plot narrative, assuming a critical role, shaping the action itself in a caricatured critique of the dogmas of the Modern Movement in Architecture and Urbanism.||Embora a dramaturgia utilize o diálogo como uma das principais formas de apresentar o drama e as relações pessoais resolvendo seus problemas e conflitos através da ação, os cenários não são somente palco e aporte físico para as ações, eles podem também ser a cena, o enredo, as personagens, antagonista e protagonista e muitas vezes até o próprio conflito. Na película “Meu Tio”, de Jacques Tati, ainda que haja texto dramatúrgico, falas, enredo, personagens e outros elementos convencionais da dramaturgia, pode-se dizer que as protagonistas são as duas residências contrapostas na obra. Pois, são nelas, por elas, e através delas que as questões abordadas se apresentam, se conflitam, e na medida do possível, se resolvem. Assim, este artigo apresenta como os espaços desse filme ditam não somente a forma dos personagens viverem, mas também a construção da narrativa do enredo, assumindo um papel crítico, moldando a própria ação numa crítica caricata aos dogmas do Movimento Moderno na Arquitetura e Urbanismo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rossete Jr., Everton Nazareth | Cox, Elisa Pagliarini | Leite, Mário Cézar Silva
Data
15 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/15931 | 10.30612/raido.v16i41.15931
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Raído
Fonte
Raído; v. 16 n. 41 (2022); 54-66 | 1984-4018
Assuntos
cenário | cinema | arquitetura | dramaturgia | Scenery; Cinema; Architecture; Dramaturgy.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion