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E se Camillo Sitte visitasse o Rio De Janeiro?||What if Camillo Sitte visited Rio De Janeiro?
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Metadados
Descrição
O presente trabalho propõe a reflexão e o rebatimento, para o contexto urbano da cidade do Rio de Janeiro, de aspectos teóricos do discurso de Camillo Sitte (1843 – 1903) caracterizado, dentre outros pontos, pela defesa da manutenção das características originais dos entornos de monumentos. O pensamento do autor opôs-se à tendência do urbanismo racionalista, emergente na Europa da segunda metade do século XIX, de isolá-los, integrando-os aos novos traçados viários. Nessa perspectiva, foram destacados dois casos de entornos de monumentos da cidade do Rio de Janeiro: a Igreja da Candelária (Centro) e o portão principal de acesso ao Jardim da Quinta da Boavista (São Cristóvão). Os pressupostos teóricos lançados por Sitte se baseiam nas ideias lançadas pelo urbanismo desenvolvido na Europa do século XIX, antecipando um fenômeno que afetou as cidades mundiais, inclusive o Rio de Janeiro, ou seja, o isolamento de monumentos. A reflexão proposta se baseia no livro escrito por Sitte e intitulado A construção de cidades segundo seus princípios artísticos, publicado em Viena (1889). A repercussão da obra foi observada no debate teórico mundial sobre conservação de áreas urbanas, desenvolvido ao longo do século XX. Os pressupostos lançados por Sitte foram observados mais tarde nos conceitos difundidos mundialmente por teóricos e por cartas e recomendações relacionadas à conservação do patrimônio cultural das cidades, como por exemplo a Carta de Atenas (1931), a Carta de Veneza (1964), a Carta de Brasília etc. Todas elas recomendam fortemente a manutenção da morfologia original dos entornos dos monumentos.||This article intends to reflect upon and debate some theoretical aspects of Camillo Sitte’s (1843 – 1903) ideas, in the urban context of Rio de Janeiro, especially maintaining the original urban setting features around monuments. Camillo Sitte’s discourse opposes those of a rationalist urban trend, which emerged in Europe in the second half of the 19th century, that isolated monuments and integrated them into modern urban road projects. Under this perspective, we isolated two monuments and their urban settings in Rio de Janeiro: the Candelária church and the Quinta da Boavista Garden main gate access. Sitte’s assumptions are based on XIX century European urban planning development ideas that anticipated a phenomenon that affected cities from all over the world including Rio de Janeiro: monuments being isolated. The reflection proposed is based on Camillo Site works entitled City Planning According to Artistic Principles, first published in Viena in 1889 as Der Städtebau nach seinen künstlerischen Grundsätzen. The work impacted the theoretical debate on urban areas conservation throughout the world during the twentieth century. The theoretical assumptions put forth by Sitte were subsequently observed in concepts spread worldwide by theorists and charters related to the conservation of cities’ cultural heritage, such as Athens Charter (1931), Venice Charter (1964), Brasília Charter (1995), and others. All these charters strongly recommended maintaining the original morphology of the monuments’ surroundings.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Carlos, Claudio Antonio Santos Lima
Data
26 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/119482 | 10.11606/issn.1980-4466.v0i22p92-117
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista CPC; n. 22 (2016); 92-117 | Revista CPC; Núm. 22 (2016); 92-117 | Revista CPC; No. 22 (2016); 92-117 | 1980-4466
Assuntos
Cultural heritage | Urbanization | Cityscape | Patrimônio Cultural | Urbanização | Paisagem urbana
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares