-
Early childhood education in childhood-aimed policies and practices||Educação infantil nas políticas e práticas direcionadas à infância
- Voltar
Metadados
Descrição
The paper discusses the policies related with the public and institutional service for Early Childhood Education, having as a specific focus of analysis the reality of the Florianópolis, in the state of Santa Catarina. For such, guiding documents of these policies at the national level are examined, as well as the local documents, which guide the educational service for children and aimed at the planning of teaching actions in their institutions. The results evidence the alignment of the guidelines from the Municipal Teaching Network of Florianópolis with those disseminated at national level, and indicate the intention, so marked in the documents, of appreciation and work with multiple languages, at large, and with children’s literature, specifically.||El artículo discute las políticas referentes al atendimiento público e institucional a la Educación Infantil y aquellas relacionadas a las políticas de lectura literaria, tomando como foco específico de análisis la realidad del municipio de Florianópolis. Por lo tanto, son examinados los documentos orientadores de estas políticas a nivel nacional, así como los documentos locales, orientadores del atendimiento educacional realizado a los niños y dirigidos al planeamiento de las acciones docentes en sus instituciones. Los resultados evidencian la sintonía de las orientaciones de la Red Municipal de Enseñanza de Florianópolis con aquellas divulgadas a nivel nacional e indican la intención, tan marcada en los documentos, de valorización y trabajo con los múltiples lenguajes, en general, y con la literatura infantil, de modo específico.
||O artigo discute as políticas referentes ao atendimento público e institucional à Educação Infantil, tomando como foco específico de análise a realidade do município de Florianópolis. Para tanto, são examinados os documentos orientadores dessas políticas em nível nacional, bem como os documentos locais, orientadores do atendimento educacional realizado às crianças e direcionados ao planejamento das ações docentes em suas instituições. Os resultados evidenciam a sintonia das orientações da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis com aquelas divulgadas em nível nacional e indicam a intenção, tão marcada nos documentos, de valorização e trabalho com as múltiplas linguagens, em geral, e com a literatura infantil, de modo específico.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Claudino, Simone Conceição Rodrigues | Carvalho, Diana Carvalho de | Debus, Eliane Santana Dias
Data
8 de agosto de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/92271 | 10.5007/1980-4512.2024.e92271
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Simone Conceição Rodrigues Claudino, Diana Carvalho de Carvalho, Eliane Santana Dias Debus
Fonte
Zero-a-Seis; v. 26 n. 49 (2024): Demanda Contínua - Zero-a-Seis (Jan./Jun.2024); 68-89 | 1980-4512
Assuntos
Educação infantil | Literatura infantil | Políticas educacionais | Educación infantil; literatura infantil; politicas educativas | Early Childhood Education | Children’s literature | Educational policies
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion