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Ecos de um mundo em formação: o som em Miramar (de Júlio Bressane)||Ecos de um mundo em formação: o som em Miramar (de Júlio Bressane)
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Metadados
Descrição
Partindo da trilha sonora trabalhada em contraponto com a imagem visual, o presente artigo sobre o filme Miramar (Júlio Bressane, 1997) procura destacar procedimentos de colagens e citações usados pelo autor para identificar momentos de extrema subjetividade, de criação sublime e de uma marca pessoal através da trans-valoração de sentidos. Nessa recriação, utilizando signos extraídos de contextos distintos, o autor faz aparecer a diferença entre o que se ouve e o que se vê num elo de imagens incongruentes, entidades dessemelhantes que se juntam produzindo semelhanças ocultas.Palavras chave: Júlio Bressane, som, citação, intertextualidade, trans-valoração.Abstract: Taking the contraposition of soundtrack and visual image as a starting point, this article about the film Miramar, directed by Júlio Bressane in 1997, aims at highlighting the techniques of collage and citation used by the author to identify moments of marked subjectivity, sublime creation and a personal trademark through the trans-valuation of meanings. In this recreation, using signs collected from different contexts, the author evidences the difference between what is heard and what is seen in a link of incongruent images, dissimilar entities that come together to produce hidden similarities.Keywords: Júlio Bressane, sound, citation, intertextuality, trans-valuation.||Partindo da trilha sonora trabalhada em contraponto com a imagem visual, o presente artigo sobre o filme Miramar (Júlio Bressane, 1997) procura destacar procedimentos de colagens e citações usados pelo autor para identificar momentos de extrema subjetividade, de criação sublime e de uma marca pessoal através da trans-valoração de sentidos. Nessa recriação, utilizando signos extraídos de contextos distintos, o autor faz aparecer a diferença entre o que se ouve e o que se vê num elo de imagens incongruentes, entidades dessemelhantes que se juntam produzindo semelhanças ocultas.Palavras chave: Júlio Bressane, som, citação, intertextualidade, trans-valoração.Abstract: Taking the contraposition of soundtrack and visual image as a starting point, this article about the film Miramar, directed by Júlio Bressane in 1997, aims at highlighting the techniques of collage and citation used by the author to identify moments of marked subjectivity, sublime creation and a personal trademark through the trans-valuation of meanings. In this recreation, using signs collected from different contexts, the author evidences the difference between what is heard and what is seen in a link of incongruent images, dissimilar entities that come together to produce hidden similarities.Keywords: Júlio Bressane, sound, citation, intertextuality, trans-valuation.
ISSN
1852-9550
Periódico
Colaboradores
FAPESP, Universidade Estadual de Campinas
Autor
Flôres, Virginia Osorio; Universidade Federal da Integração Latinoamericana
Data
28 de abril de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Imagofagia | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Imagofagia; No 13 (2016): Imagofagia abril | Imagofagia; No 13 (2016): Imagofagia abril | 1852-9550
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion