-
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE VALORES HUMANOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PICOS – PIAUÍ||EDUCATION IN TIMES OF PANDEMIC: A STUDY ON HUMAN VALUES OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS IN PICOS – PIAUÍ||LA EDUCACIÓN EN TIEMPOS DE PANDEMIA: UN ESTUDIO SOBRE LOS VALORES HUMANOS DE LOS DOCENTES DE ESCUELA PRIMARIA EN PICOS – PIAUÍ
- Voltar
Metadados
Descrição
This study sought to investigate the human values demonstrated by elementary school teachers in the city of Picos/PI, and how they experienced remote work at the time of the Covid-19 pandemic. The human values manifested by the teachers were analyzed, in addition to identifying the material conditions of access for the good performance of their activities. As a guide for this investigation, Shalom Schwartz's Theory of Human Values was used. The theory, initially, evidences ten motivational values that were analyzed in this research. Subsequently, 19 values were proposed for the Refined Theory of Human Values. The research is of a qualitative nature, carried out through an interview through the Google meet platform, following a semi-structured script, with seven teachers from public and private schools in the city of Picos, Piauí. The results showed that the values present in the teachers' statements were: self-determination, achievement, universalism, benevolence, security and cooperation. Most of the teachers had good working conditions, such as electronic equipment, Internet and adequate space. It is concluded that, with the transformation of the educational context to virtual teaching, teachers were directly affected, both emotionally and in social relationships, due to recurrent concerns and problems of teaching and the pandemic.||Este estudio buscó investigar los valores humanos demostrados por los profesores de enseñanza básica de la ciudad de Picos/PI, y cómo vivieron el trabajo remoto en la época de la pandemia de Covid-19. Se analizaron los valores humanos manifestados por los docentes, además de identificar las condiciones materiales de acceso para el buen desempeño de sus actividades. Como guía para esta investigación se utilizó la Teoría de los Valores Humanos del psicólogo social Shalom Schwartz. La teoría, inicialmente, evidencia diez valores motivacionales que fueron analizados en esta investigación. Posteriormente, en 2012, se propusieron 19 valores para la Teoría Refinada de los Valores Humanos. La investigación tiene carácter cualitativo, realizada a través de una entrevista a través de la plataforma Google meet, siguiendo un guión semiestructurado, con siete docentes de escuelas públicas y privadas de la ciudad de Picos, Piauí. Los resultados mostraron que los valores presentes en las declaraciones de los docentes fueron: autodeterminación, logro, universalismo, benevolencia, seguridad y cooperación, pertenecientes a la Teoría de los Valores Humanos. La mayoría de los docentes tenían buenas condiciones de trabajo, como equipos electrónicos, Internet y espacio adecuado. Se concluye que, con la transformación del contexto educativo a la enseñanza virtual, los docentes se vieron directamente afectados, tanto emocionalmente como en las relaciones sociales, debido a las preocupaciones y problemas recurrentes de la enseñanza y la pandemia.||Este trabalho buscou investigar os valores humanos demonstrados por professores do ensino fundamental da cidade de Picos/PI, e como eles vivenciaram o trabalho remoto no momento de pandemia de Covid-19. Foram analisados os valores humanos manifestados pelos docentes, além de identificar as condições materiais de acesso para o bom desempenho de suas atividades. Como guia dessa investigação recorreu-se à Teoria de Valores Humanos do psicólogo social Shalom Schwartz. A teoria, inicialmente, evidencia dez valores motivacionais e que foram analisados nesta pesquisa. Posteriormente, no ano de 2012, foram propostos 19 valores para a Teoria Refinada de Valores Humanos. A pesquisa apresenta cunho qualitativo, realizada por meio de entrevista pela plataforma Google meet, seguindo roteiro semiestruturado, com sete professores de escolas públicas e privadas da cidade de Picos, Piauí. Os resultados demonstraram que os valores presentes nas falas dos professores foram: autodeterminação, realização, universalismo, benevolência, segurança e cooperação, pertencentes à Teoria de Valores Humanos. Maioria dos professores possuía boas condições materiais de trabalho como equipamentos eletrônicos, Internet e espaço adequado. Conclui-se que, com a transformação do contexto educacional para o ensino virtual, os professores foram afetados de forma direta, tanto em relação ao emocional quanto nas relações sociais, devido a preocupações e problemas recorrentes do ensino e da pandemia.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Mourão, Ada Raquel Teixeira | Luz, Mirlene de Araújo | Lapa, Luiz Gonzaga Lapa Junior
Data
28 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/81392 | 10.12957/e-mosaicos.2024.81392
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Ada Mourão, Mirlene, Luiz Lapa
Fonte
e-Mosaicos; v. 13 n. 31 (2024): e-Mosaicos | 2316-9303
Assuntos
Education | Human values | Pandemic | Teachers | Elementary School | Educação | Valores humanos | Pandemia | Professores | Ensino fundamental | Valores Humanos | Pandemia | Profesorado | Escuela primaria
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion