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Educação musical de jovens e adultos na escola regular: políticas, práticas e desafios
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Metadados
Descrição
O objetivo deste artigo é discutir a educação musical de jovens e adultos no Brasil e,particularmente, nas escolas regulares de ensino fundamental municipais da cidade do Rio deJaneiro. A educação de jovens e adultos no Brasil está normatizada pela LDBEN/96 e por leiscomplementares. Entre os conteúdos curriculares obrigatórios presentes na legislação está a arte,mas nas propostas didático-pedagógicas nacionais, elaboradas a partir da legislação, a arte aparecenão só no curso fundamental para crianças como no curso fundamental para adultos, “dividida” emmúsica, artes visuais, teatro e dança. O que torna a educação musical obrigatória nas escolasregulares da educação básica. Aborda-se a história da educação de jovens e adultos no Brasil, aconcepção ingênua e a concepção crítica de educação (Pinto, 2000), e a educação musical dejovens e adultos na escola regular hoje (Brasil e Rio de Janeiro – município), com base na literatura,na legislação e nas propostas curriculares nacional e municipal.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Fernandes, José Nunes; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
Data
23 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 13, n. 12 (2005)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion