-
Educação musical nas escolas de educação básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho tem como base uma pesquisa participante realizada junto a professores doensino fundamental do município de Cabedelo (PB), contemplando profissionais que não possuemformação específica na área de música, mas que, de certa forma, podem contribuir para a educaçãomusical dos estudantes no contexto escolar. O trabalho abrangeu, de forma integrada, práticas deensino, pesquisa e extensão, favorecendo a formação continuada de professores para trabalharcom a música nas escolas e possibilitando um levantamento de conteúdos e metodologias significativaspara a atuação nessa realidade. Com base na literatura da área de educação musical e em dadosempíricos coletados junto aos professores, pudemos verificar que esses profissionais têm grandecarência para trabalhar com a música na sala de aula, tanto no que se refere ao domínio deconteúdos quanto no que diz respeito às estratégias metodológicas. Tal fato aponta para anecessidade de pensarmos em ações e estudos que permitam (re)definir caminhos para a educaçãomusical no universo da educação básica, estabelecendo alternativas reais para a atuação deprofissionais que, mesmo sem uma formação específica na área, podem desenvolver propostassignificativas para o ensino e aprendizagem da música nas escolas.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Queiroz, Luis Ricardo Silva; Universidade Federal da Paraíba (UFPB) | Marinho, Vanildo Mousinho; Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Data
22 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 15, n. 17 (2007)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion