Descrição
Na data de 29 de dezembro do ano de 2008 foi sancionada a Lei nº 11.892, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) com o propósito de fundar a igualdade na diversidade social, econômica, geográfica e cultural do Brasil. Nesse contexto, a função do professor, atuante nessa modalidade de ensino, começou a receber maiores atenções. Dessa forma, visando a contribuir com as investigações nessa modalidade de ensino brasileiro, o objetivo deste trabalho é apresentar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, assim como registrar as mudanças contextuais que a EPT apresentou no país com base na formação de seus professores. Para esta investigação, realizou-se um resgate histórico na cronologia da EPT e a qualificação dos docentes em exercício nessa modalidade, para assim, contrastar com a EPT e a qualificação docente atual. Foi possível perceber que de “um forte contingente de profissionais de áreas diversas, sem a qualificação pedagógica (PEREIRA, 2004, p.03) ”, a EPT brasileira, a partir da LDB e a Lei nº 5.692/61, vem procurando estabelecer debates sobre a atuação do docente em serviço nessa modalidade.