Descrição
O presente texto tem o intuito de discutir e contribuir com reflexões acerca da importância da educação socioambiental refletindo e considerando a inserção do (a) profissional de serviço social no ambiente escolar, bem como as possibilidades de atuação do assistente social no âmbito das questões socioambientais. Para alcançar tal proposta, a presente pesquisa partiu do objetivo de analisar o debate teórico acerca da inserção do (a) assistente social no ambiente escolar, tendo como base a discussão acerca das dificuldades para a inserção do (a) assistente social na escola, a contribuição desse profissional na área de Educação Ambiental, bem como sobre o seu papel no ambiente escolar. Através do estudo tornou-se possível apontar que o assistente social pode, por meio da intervenção e da mediação, trabalhar nessa área relativamente nova para a profissão, observando que podemos visualizar o ambiente escolar e a educação socioambiental como um novo desafio à categoria profissional, que deve munir-se de instrumentos com o objetivo de aplicar algumas ações frente às demandas trazidas pela questão referida. Assim, afirmamos a necessidade dessa categoria qualificar sua inserção no debate em torno da temática emergente.