-
Educar na era digital: considerações sobre tecnologia, conexões e educação a distância||Educating in the digital age: considerations about technology, connections and distance education
- Voltar
Metadados
Descrição
O objetivo deste artigo é problematizar a técnica, a tecnologia e as conexões com o intuito de refletir sobre a importância desses três tópicos na construção de uma aposta de aprendizado diferenciado, a educação a distância. A EAD consiste em uma modalidade de ensino e aprendizagem mediada por tecnologias e que se encontra em fase de consolidação no Brasil. Sua principal diferença reside no seu suporte (dispositivos digitais) e as conexões tecnológicas que possibilitam a mediação. É nesse contexto que a EAD entra como uma modalidade de ensino com variados recursos digitais e interativos (ambientes virtuais de aprendizagem e objetos de aprendizagem), contribuindo, dessa forma, com outros olhares no processo educativo da sociedade tecnológica.||This article questions the technique, technology and connections in order to reflect on the importance of these three topics mentioned in the construction of a differentiated learning bet, distance education. Distance lear ning is a technology-mediated teaching and learning modality that is being consolidated in Brazil. Its main difference lies in its support (digital devices) and the technological connections that enable mediation. It serves as a modality of teaching with varied digital and interactive resources (virtual learning environments and learning objects), thus contributing with other perspectives in the educational process of technological society.||El objetivo de este artículo es problematizar la técnica, la tecnología y las conexiones con el propósito de reflexionar sobre la importancia de estos tres tópicos arriba citados en la construcción de una apuesta de aprendizaje diferenciado, la educación a distancia. Modalidad de enseñanza que se encuentra en fase de consolidación en Brasil. Su principal diferencia reside en su soporte (dispositivos digitales) y las conexiones tecnológicas que posibilitan la mediación. Es en este contexto que la EAD entra como una modalidad de enseñanza con variados recursos digitales e interactivos (Ambientes Virtuales de Aprendizaje y Objetos de Aprendizaje) contribuyendo de esa forma con otras miradas en el proceso educativo de la sociedad tecnológica.
ISSN
0104-6829
Periódico
Autor
Neves, Thiago Tavares | Lemos, Elizama das Chagas
Data
28 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/158580 | 10.11606/issn.2316-9125.v25i1p18-30
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Thiago Tavares das Neves, Elizama das Chagas Lemos | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Comunicação & Educação; v. 25 n. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 18-30 | Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 18-30 | Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 18-30 | 2316-9125 | 0104-6829
Assuntos
Tecnologias Educacionais | Conexão | Educação a distância | Ambientes virtuais de aprendizagem | Objetos de aprendizagem | Tecnologías educativas; Conexión; Educación a distancia; Ambientes Virtuales de Aprendizaje; Objetos de Aprendizaje. | Educational technologies | Connection | Distance learning | Virtual learning environments | Learning objects
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion