-
Education and literature through transdisciplinary paths||Educación y literatura a través de caminos transdisciplinarios||Educação e literatura por veredas transdisciplinares
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper proposes some reflections on the importance of accessing literature as an educational process. From this perspective, it addresses transdisciplinary paths, especially with science, provided by the fact that literature fundamentally deals with the creative use of language and, in this sense, enables dialogic structures with other areas of knowledge. As an argumentative proposal, the example of literature as an educational instrument about science is mentioned. Authors from literature, education, science and also philosophy, such as Paulo Freire, Ubiratan D´Ambrosio, Clarice Lispector, Ernesto Sabato, Gilles Deleuze and Mary Shelley, among others, are cited as reference examples on the topic. The intention is to contribute, in some way, to raising awareness, more urgent than ever, of understanding the importance of exercising literary reading in contemporary and future educational training.
||Este artículo propone algunas reflexiones sobre la importancia del acceso a la literatura como proceso educativo. Desde esta perspectiva, aborda caminos transdisciplinarios, especialmente con las ciencias, proporcionados por el hecho de que la literatura aborda fundamentalmente el uso creativo del lenguaje y, en ese sentido, posibilita estructuras dialógicas con otras áreas del conocimiento. Como propuesta argumentativa se menciona el ejemplo de la literatura como instrumento educativo sobre las ciencias. Se citan como ejemplos de referencia sobre el tema autores de la literatura, la educación, la ciencia y también la filosofía, como Paulo Freire, Ubiratan D´Ambrosio, Clarice Lispector, Ernesto Sabato, Gilles Deleuze y Mary Shelley, entre otros. Se pretende contribuir, de alguna manera, a concienciar, más urgente que nunca, de comprender la importancia del ejercicio de la lectura literaria en la formación educativa contemporánea y futura.
||Este artigo propõe algumas reflexões sobre a importância do acesso à literatura como processo educador. Nessa perspectiva, aborda caminhos transdisciplinares, sobretudo com a ciência, proporcionados pelo fato de a literatura lidar fundamentalmente com o uso criativo da linguagem e, nesse sentido, possibilitar tessituras dialógicas com outras áreas do conhecimento. Como proposta argumentativa, menciona-se o exemplo da literatura como instrumento educativo sobre a ciência. Autores da literatura, da educação, da ciência e também da filosofia, como Paulo Freire, Ubiratan D´Ambrosio, Clarice Lispector, Ernesto Sabato, Gilles Deleuze e Mary Shelley, entre outros, são citados como exemplos referenciais sobre o tema. A intenção é contribuir, de alguma maneira, para a conscientização, mais do que nunca urgente, de entendermos a importância do exercício da leitura literária na formação educacional contemporânea e futura.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Fusaro, Marcia
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26625 | 10.5585/eccos.n69.26625
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Marcia Fusaro | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e26625 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
educação e literatura | literatura e ciência | transdisciplinaridade | education and literature | literature and science | transdisciplinarity | educación y literatura | literatura y ciência | transdisciplinariedad
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion