-
Education, cultural contexts and childhood: dialogues with south american productions||Educação, contextos culturais e infância: diálogos com as produções sul-americanas
- Voltar
Metadados
Descrição
The great diversity of South America, in theirs diverse countries and histories, is immersed in a variety of contexts that mix languages, political, economic, social trajectories, and ethnic compositions that pass through children‘s lives. This characteristic has demanded efforts of the researchers who focus the children as social agents and producers of culture, taking into account these concepts from the sociocultural reality that children are inserted. Based on an exploratory research of the studies and scientific productions of Childhood Studies in South America in Spanish-speaking countries, this article aims to analisy the educational themes identified in the research with and about children, considering the cultural contexts, as well as to point out aspects of education in the productions of the countries where the presence of the field with more density was identified. It is also important highlight that the cultural contexts in which children are immersed besides social and educational policies to childhood set up the children’s experiences in educational institutions, being important to consider the diversity and multiplicity of childhoods in the educational processes.||A grande diversidade da América do Sul, em seus diversos países e diversas histórias, está mergulhada numa variedade de contextos que mescla linguagens, trajetórias políticas, econômicas, sociais e composições étnicas que perpassam a vida das crianças. Essa característica tem demandado esforços dos pesquisadores que focalizam as crianças como agentes sociais e produtoras de cultura, levando em consideração tais conceitos na compreensão da realidade sociocultural em que estão inseridas. A partir de uma investigação exploratória sobre os estudos e produções científicas da Sociologia da Infância na América do Sul em países hispano-falantes (VOLTARELLI, 2017), este artigo visa analisar as temáticas educacionais identificadas nas pesquisas com e sobre as crianças, considerando os contextos culturais, bem como apontar aspectos da educação nas produções dos países nos quais a presença do campo foi identificada com maior densidade. Aponta-se que os contextos culturais em que as crianças estão imersas, juntamente com as políticas sociais e educacionais direcionadas à infância, configuram as experiências nas instituições educativas, sendo importante considerar a diversidade e a multiplicidade das infâncias nos processos educativos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Voltarelli, Monique Aparecida
Data
30 de setembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13985 | 10.5585/eccos.n50.13985
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 50 (2019): Educação Infantil e Suas Infâncias; e13985 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
South America | Cultural Contexts. Education | Childhood | América do Sul | Contextos Culturais. Educação | Infâncias
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion