-
EDUCATIONAL APPLICATIONS OF EMOTIONAL INTELLIGENCE FOR INDIVIDUALS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER||APLICAÇÕES EDUCACIONAIS DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
- Voltar
Metadados
Descrição
The relevance of the study stems from the urgent need for a modern understanding and effective work with people with autism spectrum disorder (ASD). Autism significantly affects the social skills, emotional development, and perception of the world of this special group. In the modern clinical context, the use of emotional intelligence (EI) is becoming a priority for optimal work with this audience. The study aims to develop and test an application for the development of emotional intelligence in people with ASD. The study takes into account an individualised approach, adapting tasks to different levels of cognitive development. Parents and relatives of children with ASD can use the app as a tool for additional development of emotional skills at home. Technological developers can find innovative approaches to creating solutions for people with ASD in the app. The findings of the study may be of interest to psychologists, educators, and organisations that provide psychosocial and educational support to this group. The study's main limitations include the limited number of participants and the lack of long-term follow-up. The findings can serve as a basis for further research and the development of new approaches to working with this special group. In the future, it is important to investigate how different forms of EI-based therapies can affect specific aspects of emotional development in children and adults with ASD. The possibility of integrating EI into existing therapeutic approaches and programmes is also an area for further research aimed at developing more comprehensive clinical intervention strategies.||A relevância do estudo decorre da necessidade urgente de uma compreensão moderna e de um trabalho eficaz com pessoas com perturbações do espetro do autismo (PEA). O autismo afecta significativamente as competências sociais, o desenvolvimento emocional e a perceção do mundo deste grupo especial. No contexto clínico moderno, a utilização da inteligência emocional (IE) está a tornar-se uma prioridade para um trabalho optimizado com este público. O estudo tem como objetivo desenvolver e testar uma aplicação para o desenvolvimento da inteligência emocional em pessoas com PEA. Os pais e familiares de crianças com PEA podem utilizar a aplicação como uma ferramenta para o desenvolvimento adicional de competências emocionais em casa. Os criadores de tecnologia podem encontrar na aplicação abordagens inovadoras para a criação de soluções para pessoas com PEA. Os resultados do estudo podem ser de interesse para psicólogos, educadores e organizações que prestam apoio psicossocial e educativo a este grupo. As principais limitações do estudo incluem o número limitado de participantes e a falta de acompanhamento a longo prazo. Os resultados podem servir de base para mais investigação e para o desenvolvimento de novas abordagens de trabalho com este grupo especial. No futuro, é importante investigar como diferentes formas terapias baseadas na IE podem afetar aspectos específicos do desenvolvimento emocional em crianças e adultos com PEA. A possibilidade de integrar a IE nas abordagens e programas terapêuticos existentes é também uma área de investigação futura com o objetivo de desenvolver estratégias de intervenção clínica mais abrangentes e eficazes.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Omelchenko, Iryna | Kobylchenko, Vadym | Dushka , Alla | Suprun , Hanna | Moiseienko, Iryna
Data
14 de maio de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Iryna Omelchenko, Vadym Kobylchenko, Alla Dushka , Hanna Suprun , Iryna Moiseienko | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 No. 42 (2024): Ahead of print; 130-145 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 Núm. 42 (2024): Ahead of print; 130-145 | Conhecimento & Diversidade; v. 16 n. 42 (2024): Ahead of print; 130-145 | 2237-8049
Assuntos
Educational applications | Modern psychotherapy | Emocional inteligencie | Autism
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion