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Educational discourses in the urban landscape||Discursos educacionais na paisagem urbana
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Metadados
Descrição
Understanding, on one hand, the education as a phenomenon that is not restricted to the school, but that is carried out in a process of subjective constitution that is spread throughout society, through different mechanisms and supports, reaching all of the population; and, on another hand, considering billboards as a variation of the educational printouts, since its materiality is configured by the print resources, such as books and newspapers, for example, we seek to establish a discussion around the discourses about education and schooling, having billboards as a physical support. Thus, through a series of billboards that constitutes the documental corpus of the investigation, discourses circulated in the city of Uberlandia between October 2007 and March 2008 are analyzed, registering in the imaginary order of the population determined conceptions of education and schooling. Hence, we highlight that the exposition of billboards as a particular printout of propaganda is not unscathed, since the discourse circulated by them competes for the production of effects of meaning that fallsdirectly upon the urban sociability and framing of cultural conditions that modify the perception of education, or, at least, entersin an order of meanings established by one truth. In this way, it is possible to say that all of the images of education end up paving a path of perception of the school and its role in societyand, in one way or another, instituting truths about education and the access to teaching, forging individual and collective subjectivities.||Entendendo, por um lado, a educação como um fenômeno que não é adstrito à escola, mas que se efetiva num processo de constituição subjetiva que se espalha por toda a sociedade, por meio de diferentes mecanismos e suportes, atingindo toda a população; e, por outro, considerando o outdoor como uma variação dos impressos educacionais, uma vez que sua materialidade se configura pelo recurso da impressão, assim como livros e jornais, por exemplo, busca-se estabelecer uma discussão acerca de discursos sobre educação e escolarização, tendo outdoors como suporte físico. Assim, a partir de uma série de outdoors que constitui o corpus documental da investigação, são analisados discursos veiculados entre os meses de outubro de 2007 e março de 2008, na cidade de Uberlândia, inscrevendo na ordem imaginária da população determinadas concepções de educação e escolarização. Aponta-se, então, que, a exposição dos outdoors como um impresso particular de propaganda não é incólume, uma vez que o discurso veiculado por eles concorre para a produção de efeitos de sentidos que incidem diretamente na sociabilidade urbana e no enquadramento de condições culturais que fazem com que a percepção sobre a educação seja modificada ou pelo menos entre numa ordem de sentidos estabelecida por uma determinada verdade. De modo que é possível dizer que todas as imagens da educação acabam por pavimentar um solo de percepção da escola e seu papel na sociedade e, de uma forma ou de outra, instituir verdades sobre educação e o acesso ao ensino, forjando subjetividades individuais e coletivas.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Resende, Haroldo
Data
9 de janeiro de 2018
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4394 | 10.18316/recc.v22i3.4394
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Educação, Ciência e Cultura
Fonte
Educação, Ciência e Cultura; v. 22 n. 3 (2017); p. 27-37 | 2236-6377
Assuntos
Education | Schooling | Billboard | Propaganda. | Educação | Escolarização | Outdoor | Propaganda.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion