-
Educational Robotics, advances and challenges for integrated high school and technical education||Robótica educacional, avanços e desafios para o ensino médio integrado ao técnico
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents an experience report on the implementation of educational robotics in a public high school integrated with technical education, Etec Albert Einstein, which belongs to the public network of technical schools in the State of São Paulo, administered by the Paula Souza State Education Center, linked to the State Department of Science and Technology. The experience is characterized as an excerpt from the doctoral thesis defended at Universidade Nove de Júlio – UNINOVE and funded by FAPESP, which addresses the advances, challenges and impact of educational robotics on the development of skills and competencies of students in the Mtec courses in Systems Development and Electronics. The study was conducted through a qualitative approach and case study, involving the participation of managers, teachers and students. The results indicate that educational robotics, integrated with the project-based learning methodology and the STEAM approach, contributes significantly to the constructivist learning of students, promoting interdisciplinarity and innovation.
||Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a implementação da robótica educacional em uma escola pública de ensino médio integrado ao técnico, a Etec Albert Einstein, pertencente à rede pública de escolas técnicas do Estado de São Paulo administrada pela autarquia Centro Estadual de Educação Paula Souza, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado. A experiência, caracteriza-se um recorte da tese de doutorado defendida na Universidade Nove de Júlio – UNINOVE e financiada pela FAPESP, que aborda os avanços, desafios e impacto da robótica educacional no desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes dos cursos Mtec em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica. O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa e estudo de caso, envolvendo a participação de gestores, professores e estudantes. Os resultados indicam que a robótica educacional, integrada à metodologia de aprendizagem baseada em projetos e à abordagem STEAM, contribui significativamente para o aprendizado construtivista dos alunos, promovendo interdisciplinaridade e inovação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Afecto, Romeu | Moretti, Andressa Algayer da Silva | Teixeira , Lucimara de Sousa
Data
7 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27415 | 10.5585/50.2024.27415
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Romeu Afecto, Andressa Algayer da Silva Moretti, Lucimara de Sousa Teixeira | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 50 (2024): Número especial: Educação STEAM: Formação, percepções e práticas sob olhares de Brasil e Portugal; e27415 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
educational robotics | STEAM | project-based learning | technical high school | public education | Aprendizagem Baseada em Projetos | Ensino Médio Técnico | Educação Pública. | robótica educacional | STEAM | aprendizagem baseada em projetos | ensino médio técnico | educação pública
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion