Descrição
O objetivo deste estudo é examinar em crianças de 6 e 7 anos o efeito deuma aprendizagem figural sobre a resolução de problemas numéricos egeométricos compreendidos habitualmente na idade de 10 ou 11 anos. Ahipótese geral é de que a imagem mental – ou o conhecimento figural – tema função de estruturar o raciocínio operatório, enquanto Piaget e Inheldersugeriram que ela só teria o papel de auxiliar. Os resultados mostram queum progresso considerável acontece durante e após a fase de aprendizagemquando as crianças têm representações corretas. Esse não é o caso quandosuas imagens mentais estão erradas. Assim, a representação por imagem éum modo figural de base para o tratamento da informação que parece sernecessário ao desenvolvimento do raciocínio operatório. O papel estruturanteda imagem mental é discutido.||The goal of this study is to determine the effect of training in figuralrepresentations of numerical and geometrical transformations. Subjectswere 6 and 7 years old, and the problem used is usually grasped at 10or 11 years. The general hypothesis is that mental imagery, or figurativeknowledge, structures “operatoire” reasoning and is not merely an auxiliaryprocess, as Piaget and Inhelder suggested. Results show that children madeimportant progress during and after the training phase if and when theyformed correct visual images. By contrast, children whose imagery waspoorly elaborated did not progress. As expected, visual imagery seems toplay a necessary and structuring role for the development of “operatoire” reasoning.