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ELABORAÇÃO CONCEITUAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: POSSIBILIDADES EM CONTEXTOS FORMATIVOS
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Metadados
Descrição
Este texto aborda o tema do ensino para alunos com deficiência intelectual e a problemáticada não valorização de conteúdos escolares mais elaborados para esses sujeitos. Está fundamentado naperspectiva histórico-cultural e na teoria enunciativo-discursiva, com o objetivo de investigar comotem ocorrido o processo de formação de conceitos científicos, com foco na linguagem escrita, e, emespecial, buscar indícios de possibilidades de (trans)formação de professores e de alunos em relação anovos modos de constituição de desenvolvimento. A pesquisa, de cunho qualitativo, ocorreu em trêsescolas públicas de ensino fundamental no estado de São Paulo, envolvendo professores e seus alunosconsiderados deficientes intelectuais. Apresentam-se recortes de episódios interativos extraídos dedois eixos investigativos: processos de elaboração de conhecimento de alunos com deficiências e formação continuada docente. Os dados, provenientes de recursos de áudio e videogravação, com posterior transcrição de todo o material, foram analisados com base na microgênese dos processos em curso, ou seja, valorizando detalhes dos acontecimentos interativos. Os resultados evidenciaram possibilidades de (re)elaboração de conceitos pelos alunos e trans)formação do trabalho docente, especialmente nos modos de ensinar. Considerando que a promoção do aprendizado significativo na escola refere-se ao trabalho sistematizado e deliberado do professor com conceitos científicos, o saber elaborado precisa ser concretizado de modo consciente e organizado, especialmente com alunos com deficiência intelectual que, em geral, apresentam grande defasagem no domínio da escrita.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Freitas, Ana Paula | Pinto, Glaucia Uliana | Monteiro, Maria Inês Bacellar
Data
17 de janeiro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4684 | 10.22481/praxis.v15i31.4684
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 493-516 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 493-516 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 493-516 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Desenvolvimento humano. Inclusão escolar. Linguagem escrita.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares