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Elements of improvisation in Marcus Tardelli’s performance ||Elementos da improvisação na performance de Marcus Tardelli||Elementos da improvisação na performance de Marcus Tardelli
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Metadados
Descrição
This paper aims to identify aspects related to musical improvisation in Marcus Tardelli’s performance based on Marcel Cobussen’s ideas. Cobussen sought to expand the scope of the concept of musical improvisation by stating that any musical performance has some degree of improvisation. Based on the observation of the acoustic guitarist’s musical practice and reflections that emerged from interviews granted by him, I identify elements of improvisation in his interpretative choices, in the fingerings, and the concert repertoire selections. I also discuss the routine study in the field of improvisation practices to relate it to technical and musical skills present in Tardelli’s musical performance. I highlight that this observation was possible because I am one of his private students, which enabled me to follow his practice more closely.
||Este artigo tem como objetivo identificar aspectos relativos à improvisação musical na performance do violonista Marcus Tardelli utilizando como base as ideias de Marcel Cobussen, autor que buscou ampliar o alcance do conceito de improvisação musical ao afirmar que qualquer performance musical apresenta algum grau de improviso. Partindo da observação da prática musical do violonista e de reflexões que surgiram de entrevistas concedidas por ele, identifico elementos da improvisação em suas escolhas interpretativas, nas digitações e na escolha dos repertórios dos concertos. Discorro também sobre as práticas de estudo de rotina relatadas por Tardelli no campo da improvisação, para relacioná-las com habilidades técnicas e musicais presentes na sua performance. Destaco que esta observação só foi viável por eu ser aluna particular dele, o que vem me possibilitando acompanhar um pouco da prática do artista de forma mais próxima.||
Este artigo tem como objetivo identificar aspectos relativos à improvisação musical na performance do violonista Marcus Tardelli utilizando como base as ideias de Marcel Cobussen, autor que buscou ampliar o alcance do conceito de improvisação musical ao afirmar que qualquer performance musical apresenta algum grau de improviso. Partindo da observação da prática musical do violonista e de reflexões que surgiram de entrevistas concedidas por ele, identifico elementos da improvisação em suas escolhas interpretativas, nas digitações e na escolha dos repertórios dos concertos. Discorro também sobre as práticas de estudo de rotina relatadas por Tardelli no campo da improvisação, para relacioná-las com habilidades técnicas e musicais presentes na sua performance. Destaco que esta observação só foi viável por eu ser aluna particular dele, o que vem me possibilitando acompanhar um pouco da prática do artista de forma mais próxima.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Cabral, Roberta Mourim
Data
29 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14265 | 10.20396/muspop.v7i00.14265
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Roberta Mourim Cabral | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Instrumental Music and Musical Improvisation; e020012 | Música Popular em Revista; Vol. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisación Musical; e020012 | Música Popular em Revista; v. 7 (2020): Música Instrumental e Improvisação; e020012 | 2316-7858
Assuntos
Marcus Tardelli | Violão | Elementos da improvisação | Marcus Tardelli | Violão | Elementos da improvisação | Marcus Tardelli | Acoustic guitar | Elements of improvisation
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto