Descrição
Filmes de ficção codificados no estilo found footage têm sido produzidos de forma massiva desde a virada dos anos 1990 para os 2000. A principal diferença estilística entre esse conjunto de filmes e as ficções tradicionais está no princípio que denominamos de câmera diegética: a presença de aparato de registro de imagem e som dentro do mundo ficcional habitado pelos personagens. Este artigo analisa a abordagem empregada pelos diretores espanhóis Paco Plaza e Jaume Balagueró no longa-metragem [Rec], de 2007, para conjugar, a partir das restrições narrativas impostas pelo princípio da câmera diegética, verossimilhança documental e legibilidade narrativa.Palavras-chave: câmera diegética, found footage, estilística cinematográfica, Paco Plaza, Jaume Balagueró.||Fake found footage movies are being massively produced since the turn of the 1990s to 2000s. The main stylistic difference between this group of films and the traditional fiction films is a principle we call diegetic camera: the presence of some apparatus for recording images and sounds within the fictional world inhabited by the characters. This article examines the approach used by the Spanish directors Paco Plaza and Jaume Balagueró in the feature film [Rec] to combine documentary verisimilitude and narrative readability, dodging the restrictions imposed by the diegetic camera.Keywords: diegetic camera, found footage, film stylistics, Paco Plaza, Jaume Balagueró.