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Em direção a um conceito de literacia histórica||Towards a concept of historical literacy
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Metadados
Descrição
This paper attempts to sketch an initial and very provisional account of a
workable notion of historical literacy. It draws briefly on some philosophical
considerations suggested by ¾ among others ¾ the work of Bevir,
Collingwood, Lorenz, Oakeshott and Rüsen in order to decide what might be
usefully included in such a notion. More substantially, it employs recent
empirical research to suggest what an account of historical literacy might
need to address. At the very least any useful account ought to pay attention
to two components: first, students ideas about the discipline of history;
second, their orientation towards the past (the kind of past they can access,
and its relationship to the present and future). Research connecting these
two components of historical literacy has only recently begun, although
Rüsens theoretical approach to historical consciousness has inspired
investigation of the second component for some time in parts of Europe. It
is argued that a major project for history education must be the development
of usable historical frameworks of the past that are not party histories, but
allow students to assimilate new events and processes, whether in the past
or the future, and are themselves adaptable in the face of recalcitrant new
material. Key tools here will be adequately sophisticated ideas about
historical accounts, together with closely related concepts such as significance,
interpretation and change.||Este trabalho pretende esboçar considerações iniciais e muito provisórias de
uma noção utilizável de literacia1 histórica. Está sustentado sucintamente em
algumas considerações filosóficas sugeridas pelos trabalhos de Bevir,
Collingwood, Lorenz, Oakeshott e Rüsen, com a finalidade de decidir o que
poderia se incluído de forma útil em tal noção. Mais substancialmente, emprega
pesquisas empíricas recentes para sugerir qual consideração/aplicação de
literacia histórica poderia ser discutida. Qualquer consideração útil exige prestar
atenção em dois componentes: primeiro, as idéias dos estudantes sobre a
disciplina de história; segundo, sua orientação em direção ao passado (o tipo
de passado que eles podem acessar, e a relação deste com o presente e o
futuro). Pesquisas conectando esses dois componentes de literacia histórica
tiveram seu início recentemente, apesar da abordagem teórica de Rüsen dirigida
à consciência histórica ter inspirado a investigação do segundo componente já
há algum tempo em partes da Europa. Argumenta-se que o principal projeto
para educação histórica deve ser o desenvolvimento de estruturas históricas
aproveitáveis do passado, que não sejam histórias de festas, mas que permitam
aos estudantes assimilarem novos eventos e processos, tanto no passado
ou no futuro e que sejam eles mesmos adaptáveis ao se defrontar com novo
material recalcitrante. Instrumentos chaves daqui serão idéias adequadamente sofisticadas sobre considerações históricas, junto com conceitos proximamente
relacionados, como significado, interpretação e mudança.
ISSN
0104-4060
Periódico
Autor
Lee, Peter
Data
31 de março de 2006
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Fonte
Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 131-150 | Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 131-150 | Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 131-150 | 1984-0411 | 0104-4060
Assuntos
Educação histórica; Orientação; Estrutura; Conceitos de segunda ordem; Compreensão histórica; Historical education; Orientation; Framework; Second-order; concept; History understanding
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion