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Emancipatory education and actuality of Paulo Freire’s ethical-political thought: dialogue and promotion of human rights||Educación emancipadora y actualidad del pensamiento ético-político de Paulo Freire: diálogo y promoción de los derechos humanos||Educação emancipatória e atualidade do pensamento ético-político de Paulo Freire: diálogo e promoção dos direitos humanos
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Metadados
Descrição
This work aims to contribute to the demystification of the pejorative attributions suggested by different actors in the non-progressive field, supported by lack of information and lack of solid references for analysis, about the emancipatory meaning of Paulo Freire's work and its impact on human rights education. . It also aims to analyze Freire's theoretical suggestions as ways to build mechanisms for consolidating a democratic radicalism within Brazilian society. Sectors of society suggest that Paulo Freire would be an author of Marxist strand, postulator of orthodox "leftist" doctrines in formal education processes, justifying proposals whose content aims to counter this supposed indoctrination, such as the project called "School without a party" . We seek to demonstrate that Paulo Freire's primary concern is that of an ontological character in educational processes, human formation, indicating educational means for the improvement of reflection and action that are closely related, leading to the improvement of the human being and that, in the midst of this concern, there is a greater, emancipatory objective, encompassing all the orders of this improvement: the promotion of justice, the secular and universal character of the public school, the right to the free expression of ideas, respect for the cultural realities of each student, the collective construction of knowledge and the defense of human rights.||Este trabajo tiene como objetivo contribuir a la desmitificación de las atribuciones peyorativas sugeridas por diferentes actores en el campo no progresivo, apoyadas por la falta de información y la falta de referencias sólidas para el análisis, sobre el significado emancipatorio del trabajo de Paulo Freire y su impacto en la educación en derechos humanos. . También tiene como objetivo analizar las sugerencias teóricas de Freire como formas de construir mecanismos para consolidar un radicalismo democrático dentro de la sociedad brasileña. Los sectores de la sociedad sugieren que Paulo Freire sería un autor de un capítulo marxista, un postulador de las doctrinas ortodoxas "izquierdistas" en los procesos de educación formal, justificando propuestas cuyo contenido apunta a contrarrestar este supuesto adoctrinamiento, como el proyecto llamado "Escuela sin partido". Buscamos demostrar que la principal preocupación de Paulo Freire es la de carácter ontológico en los procesos educativos, la formación humana, lo que indica medios educativos para la mejora de la reflexión y la acción que están estrechamente relacionadas, lo que lleva a la mejora del ser humano y que, en medio de esta preocupación, Existe un objetivo mayor emancipatorio, que abarca todos los órdenes de esta mejora: la promoción de la justicia, el carácter secular y universal de la escuela pública, el derecho a la libre expresión de ideas, el respeto a las realidades culturales de cada estudiante, la construcción colectiva del conocimiento. y la defensa de los derechos humanos.||Este trabalho tem como propósito contribuir para a desmistificação das atribuições pejorativas sugeridas por diferentes atores do campo não progressista, sustentadas em desinformação e falta de referenciais sólidos de análise, sobre o sentido emancipatório da obra de Paulo Freire e suas incidências sobre a educação em direitos humanos. Também tem o objetivo de analisar as sugestões teóricas de Freire como caminhos para a construção de mecanismos de consolidação de uma radicalidade democrática no seio da sociedade brasileira. Setores da sociedade sugerem que Paulo Freire seria um autor de vertente marxista, postulador de doutrinas ortodoxas “esquerdistas” nos processos de educação formal, justificando propostas cujo teor têm como objetivo a contraposição a esta suposta doutrinação, como o projeto denominado “Escola sem partido”. Buscamos demonstrar que Paulo Freire tem como preocupação primeira o de caráter ontológico nos processos educativos, a formação humana, indicando meios educacionais para o aprimoramento da reflexão e da ação intimamente relacionadas, que levem ao aprimoramento do ser humano e que, no bojo desta preocupação, existe um objetivo maior, emancipatório, comportando todas as ordens deste aprimoramento: a promoção da justiça, o caráter laico e universal da escola pública, o direito à livre manifestação de ideias, o respeito às realidades culturais de cada estudante, a construção coletiva do conhecimento e a defesa dos direitos humanos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
Brazil; Contemporany | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Polli, José Renato
Data
23 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659969 | 10.20396/rfe.v12i1.8659969
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Filosofia e Educação
Fonte
Filosofia e Educação; Vol. 12 No. 2 (2020): Education and human rights | Filosofia e Educação; Vol. 12 Núm. 2 (2020): Educación y derechos humanos | Filosofia e Educação; v. 12 n. 2 (2020): Educação e direitos humanos | 1984-9605
Assuntos
Human rights | Dialogue | Emancipation | Diálogo | Emancipación | Derechos humanos | Diálogo | Emancipação | Direitos humanos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto