-
EMERGING MODEL FOR TEACHING PAINTING: A PROPOSAL FOR UNIVERSITY STUDENTS OF VISUAL ARTS||MODELO EMERGENTE DE ENSEÑANZA DE LA PINTURA: UNA PROPUESTA PARA ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS DE ARTES PLÁSTICAS||MODELO EMERGENTE PARA O ENSINO DE PINTURA: UMA PROPOSTA PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ARTES VISUAIS
- Voltar
Metadados
Descrição
The purpose of this research, within the framework of the model, is to promote the use of unconventional materials in the teaching of painting as a strategy for the transformation of training practice in the workshops of art schools at universities. Theoretically, it was based on Fereiro and Calderón (2005), Frega (2009), Marchán (2012) and Bellido (2015), among others. In turn, it was supported by relevant methodological procedures, such as a type of purposeful research, with a qualitative methodological approach, taking into account documentary analysis units, texts, articles, among others. Among some contributions, the emerging model constitutes a tool that promotes creativity and experimentation with unconventional materials. It is concluded that the strategies on the part of the teacher are the fundamental key to the stimulation, motivation and development of the creative potential of the student.
||La presente investigación en el marco del modelo, tiene como propósito fomentar el uso de materiales no convencionales en la enseñanza de la pintura como estrategia para la transformación de la práctica formativa en los talleres de las escuelas de arte de las universidades. Teóricamente, se sustentó en Fereiro y Calderón (2005), Frega (2009), Marchán (2012) y Bellido (2015), entre otros. A su vez, se apoyó en procedimientos metodológicos pertinentes, tales como, un tipo de investigación propositiva, con un enfoque metodológico cualitativo, tomando en cuenta unidades de análisis documentales; textos, artículos, entre otros. Entre algunos aportes, el modelo emergente constituye una herramienta que promueve la creatividad y la experimentación con materiales no convencionales. Se concluye que las estrategias por parte del docente son la clave fundamental para la estimulación, motivación y desarrollo del potencial creativo del estudiante.||O objetivo desta pesquisa, no âmbito do modelo, é promover o uso de materiais não convencionais no ensino da pintura como uma estratégia para a transformação da prática de formação nas oficinas das escolas de arte das universidades. Teoricamente, baseou-se em Fereiro e Calderón (2005), Frega (2009), Marchán (2012) e Bellido (2015), entre outros. Por sua vez, foi apoiado por procedimentos metodológicos relevantes, como um tipo de pesquisa intencional, com uma abordagem metodológica qualitativa, levando em conta unidades de análise documental; textos, artigos, entre outros. Entre algumas contribuições, o modelo emergente constitui uma ferramenta que promove a criatividade e an experimentação com materiais não convencionais. Conclui-se que as estratégias por parte do professor são a chave fundamental para o estímulo, a motivação e o desenvolvimento do potencial criativo do aluno.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de los Ángeles Marín Briceño, Juliana | José Pérez Quevedo, Sandro
Data
14 de abril de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Juliana de los Ángeles Marín Briceño, Sandro José Pérez Quevedo | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 No. 41 (2024); 609-632 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 Núm. 41 (2024); 609-632 | Conhecimento & Diversidade; v. 16 n. 41 (2024); 609-632 | 2237-8049
Assuntos
Emerging model; Painting teaching; Unconventional materials | Modelo emergente; Enseñanza de la pintura; Materiales no convencionales. | Modelo emergente; Ensino de pintura; Materiais não convencionais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion