Descrição
As práticas pedagógicas contemporâneas no cenário educativo com uma visão ampliada e transformadora possibilitam ressignificações em suas vivências educacionais. Com esse olhar global, o presente relato de experiências objetiva polinizar ações que caracterizem práticas pedagógicas
criativas, a partir dos projetos que norteiam o funcionamento dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado em educação ‘Práticas pedagógicas criativas: uma perspectiva transdisciplinar na escola do século XXI’ desenvolvida na Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. A qual apresenta metodologicamente uma abordagem qualitativa exploratória, direcionada pelo estudo de caso. Na coleta de dados usou o questionário VADECRIE (Instrumento de valoração das práticas criativas da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC) e as técnicas de entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise de documentos (Projeto Político Pedagógico, Plano de Ação e projetos pedagógicos). De acordo com a análise parcial dos dados, a Escola Daniel Batista desenvolve uma variedade de ações diferenciadas e integradoras. A sua prática pedagógica a partir dos projetos e, principalmente, do ‘projeto Declamadores de poesia’ é realizada em equipe com espontaneidade, determinação,
criatividade e com o reconhecimento da importância de seus objetivos educacionais estarem conectados com a vida.