Descrição
Para J. Fabian, a performance reescreve a clássica questão shakespeariana de “ser ou não ser”, como “ser e não ser”. É por meio da ambiguidade da performance, trazida à tona neste jogo de palavras, que buscamos explorar os sentidos da descrença que impregnam tanto estórias sobre “espíritos”, contadas pelos que lhes procuram em busca de “conselhos” e “ajuda” em centros religiosos afro-brasileiros, como estórias sobre a mandinga da capoeira. Partindo da relação teatral entre encenação e suspensão da descrença, o artigo se encontra suspenso entre o retraçar de um modo pelo qual uma visão essencialmente teatral da vida social tem sido elaborada nas ciências sociais e uma intervenção etnográfica nesta visão, em rumo à uma noção mais propriamente performativa do real.||For Fabian, performance rewrites the classic Shakespearian question “to be or not to be” as “to be and not to be”. It is through the ambiguity of performance evoked by this play of words that we seek to explore the meanings of disbelief that permeate both stories about spirits, told by those who seek the spirits’ help and advice in Afro-Brazilian religious centers, and stories about mandinga (‘sorcery’) in capoeira. Starting from the theatrical relation between enactment and the suspension of disbelief, we suspend this essay between retracing ways through which an essentially theatrical view of social life has been elaborated in the social sciences, and an ethnographic intervention in that vision, moving towards a more properly performative conception of the real.