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Enseñanza de la historia antigua de Abya Yala desde el paradigma de la liberación||Ensinando a história antiga de Abya Yala a partir do paradigma da libertação||Teaching the ancient history of Abya Yala from the paradigm of liberation
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Metadados
Descrição
Os problemas mais frequentes na prática educacional de ensino da história milenar de Abya Yala, é mostrar a continuidade dos aspectos culturais das civilizações originais com o mundo contemporâneo. A epistemologia moderna com a qual a história antiga de Abya Yala é estudada mostra que a história das civilizações originais do continente é um mundo cultural que a modernidade (iniciada em 1492) superou. A epistemologia colonialista ainda é o modelo com o qual a história antiga das civilizações originais de Abya Yala é ensinada e investigada. A proposta consiste em passar de uma interpretação da história colonial, para uma interpretação da história do lugar de enunciação dos oprimidos e geopoliticamente colocar sob o esquema centro-periferia a espacialidade do desenvolvimento das civilizações originárias, sempre a partir das evidências materiais. de investigações arqueológicas.||Las problemáticas más frecuentes en la práctica educativa de la enseñanza de la historia antigua de Abya Yala consisten en mostrar la continuidad de los aspectos culturales de las civilizaciones originarias con el mundo contemporáneo. La epistemología moderna con la que se estudia la historia antigua de Abya Yala hace ver que la historia de las civilizaciones originarias del continente es un mundo cultural que la modernidad (comenzada en 1492) ha superado. La epistemología colonialista aún es el modelo con el que se enseña e investiga la historia antigua de las civilizaciones originarias de Abya Yala. La propuesta consiste en pasar de una interpretación de la historia colonial, a una interpretación de la historia desde el lugar de enunciación de los oprimidos y geopolíticamente situar bajo el esquema centro-periferia la espacialidad del desarrollo de las civilizaciones originarias, siempre a partir de las evidencias materiales de las investigaciones arqueológicas. ||The most frequent problem in the educational practice of teaching the millennial history of Abya Yala, is to show the continuity of the cultural aspects of the original civilizations with the contemporary world. The modern epistemology with which the ancient history of Abya Yala is studied shows that the history of the original civilizations of the continent is a cultural world that modernity (started in 1492) has overcome. The proposal is to move from an interpretation of colonial history to an interpretation of the history of the place of enunciation of the oppressed and geopolitically placing under the center-periphery scheme the spatiality of the development of the original civilizations, always based on material evidence. archaeological investigations.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Salazar, Gabriel Herrera
Data
3 de fevereiro de 2023
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11996 | 10.22481/praxisedu.v19i50.11996
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Práxis Educacional | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 19 n. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e11996 | Práxis Educacional; Vol. 19 Núm. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e11996 | Práxis Educacional; Vol. 19 No. 50 (2023): Edição 2023 de publicação em fluxo contínuo.; e11996 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
história | epistemologia | modernidade | interpretação | liberar | historia | epistemología | modernidad | interpretación | liberación | history | epistemology | modernity | interpretation | release
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Texto | Text