-
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE DESAFIOS
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo objetiva refletir criticamente sobre o ensino de língua portuguesa, que, a despeito das inúmeras contribuições das pesquisas linguísticas concernentes ao ensino/aprendizagem de língua materna, continua sendo calcado no ensino da nomenclatura gramatical, considerada suficiente para o desenvolvimento das competências linguísticas. Assim, o estudo da competência comunicativa interacional e de língua como manifestação de cultura não são relevantes. Em outras palavras, privilegia-se o estudo das normas gramaticais e despreza-se o estudo das normas sociointeracionais que constituem o contexto real de uso da língua. Em face disso, proponho o estudo crítico-reflexivo por parte dos professores de língua acerca do seu fazer docente, através de textos que apresentam as pesquisas e reflexões de linguistas aplicados sobre a matéria em questão, por meio do diálogo e da troca entre pares. Buscando como resultado uma prática que objetiva desenvolver as competências linguísticas dos alunos numa perspectiva interacional, promovendo uma reflexão sobre o funcionamento da língua – sua gramática – e as suas condições de uso real como manifestação de cultura. Refletir sobre o seu objeto de ensino e conhecer as contribuições da linguística aplicada constituem, então, instrumentos norteadores aos professores acerca do que ensinar e como fazê-lo, para que orientem seus alunos a serem competentes lingüisticamente nas diversas situações de interação verbal.Palavras-chave: Língua-cultura. Gramática. Competência interacional
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Eiró, Jessiléia Guimarães
Data
16 de maio de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Revista Sentidos da Cultura
Fonte
Revista Sentidos da Cultura; v. 5 n. 9 (2018): Revista Sentidos da Cultura | 2359-3105 | 10.31792/rsc.v5i9
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares