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ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: CAMPO DE DEBATE
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Metadados
Descrição
O presente artigo se insere como parte de uma pesquisa maior na qual objetivou aprofundar e investigar as possibilidades de aprendizagem histórica mediada por diversos artefatos culturais, entre ele, cinema, jogos digitais e história em quadrinho. Nossa pretensão foi abranger reflexões sobre as possibilidades que os quadrinhos possuem acerca de um certo tipo de interpretação e, essa, é apreendida neste trabalho pelo viés da aprendizagem em História, ou seja, interpretação como exercício cognitivo. Dessa forma, pensamos que os artefatos culturais, quando compreendidos como documento histórico carregado de especificidades sociais subjetivas, podem enriquecer o debate sobre os seus usos na sala de aula. A respeito da aprendizagem, abordamos esse conceito pela perspectiva histórico-cultural o que nos oportunizou pensar a aprendizagem como produto das relações sociais, de tal forma, sugerimos que aprender faz parte de uma dimensão integral da prática social. A propósito do aprendizado em História empregamos como tese a idéia que essa não é algo inato do ser humano, pelo contrário, entendemos que há necessidade de estímulos externos para se aprender História. Também discutimos que a interpretação em História deve ser entendida como integrante das manifestações cognitivas, e essa, são importantes no trabalho de pensar historicamente. Por fim, o trabalho revelou que os quadrinhos de temática histórica são objetos da cultura capazes de mediar situações que levam os sujeitos a pensar e interpretar situações e representações que sugerem épocas passadas, assim, a relação temporal foi fator relevante para que os jovens interpretassem sentidos históricos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santos, Bergston Luan
Data
11 de outubro de 2016
Formato
Identificador
//www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4610
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516); v. 16 n. 2 (2016); 165-180 | 2317-5516 | 1518-6229
Assuntos
História em quadrinhos | História | Interpretação e Juventude.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion