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ENSINO HÍBRIDO NOS CURSOS TÉCNICOS NA ÁREA DE SAÚDE: FORMA DE ESTIMULAR A CONSTRUÇÃO DO CO-NHECIMENTO POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E EAD PERÍODO PÓS-COVID-19.
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Metadados
Descrição
Este artigo busca enfatizar a importância do ensino híbrido e a educação a distância conforme vão evoluindo as tecnologias digitais e a globalização. Como objetivos quer demonstrar a importância das MA (Metodologias Ativas) para subsidiar tanto o ERE (Ensino Remoto Emergencial) quanto o ensino presencial técnico profissionalizante, podendo utilizar a EaD (Educação a distância), que auxiliaria o ensino presencial aumentando o tempo de estudo dos discentes, dando mais flexibilidade aos horários de estudo, tornando-os agentes ativos de sua aprendizagem. Outro objetivo seria uma provável mudança do ensino presencial para o ensino híbrido daria mais opções de aprendizagem pelo uso das metodologias ativas a distância para potencializar o ensino presencial profissionalizante, é mostrado a necessidade de capacitação de docentes para lidar com este tipo de educação “on line” e todas as técnicas que são envolvidas para o desenvolvimento de práticas típicas da EaD. Foi feito estudo de caso com 4 questionários (Google formulários) aplicados aos docentes (1) e discentes(3) de um curso técnico na área de saúde de uma Escola da rede FAETEC, a pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética do município do Rio de janeiro e aprovado pelo parecer 5.185.382/21 além de passar pela autorização dos órgãos que avaliam pesquisas na FAETEC que no caso de artigos, dissertações e teses quem aprova é o DESUP (Diretora de Educação Superior). As perguntas foram feitas para saber como educandos e docentes passaram pelo período mais crítico da pandemia com o Ensino Remoto Emergencial em 2020 e depois com o ensino híbrido em 2021, em 2022 o ensino pode ser feito remotamente em até 20% do componente das disciplinas teóricas sendo que as práticas de laboratório somente na forma presencial com a assistência direta do professor. As novas tecnologias são importantes para uma formação holística dos estudantes, empoderando-os. O uso do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) no caso o Google sala de aula dá condições ao educando de estar conectado às informações mais recentes de sua área de estudo. Para tanto, este ambiente de aprendizagem virtual deverá ter um visual atraente e de fácil manipulação. Ser investigativo, abrangente, lúdico (com utilização de Quizzes e outras estratégias) e com aplicativos com sugestões de leitura e pesquisa. Foi feita uma pesquisa bibliográfica com autores consagrados por seus pares e utilizado artigos, dissertações e teses para embasar o referido estudo. Observando o Estudo e dados dos formulários de Google verificou-se que apesar das dificuldades que alguns educandos tiveram com internet, evasão e problemas peculiares ao momento de pandemia e suas consequências, a maioria aprovou a utilização das metodologias ativas, o ensino híbrido e as estratégias desenvolvidas pelo corpo docente da Instituição escolhida para o estudo. Palavras-chave: ensino técnico profissionalizante, capacitação de docentes, Google formulários, quizzes.
Periódico
Colaboradores
FAETEC-RJ | ETESHJS
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Silva, José Luiz Teixeira
Data
16 de fevereiro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
Fonte
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 102-132 | 19826109
Assuntos
Ensino Híbrido;Educação a Distância;Metodologias Ativas | Ensino Híbrido;Capacitação Docentes;Metodologias Ativas;EaD
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado por Pares"