-
Ensino, pesquisa e extensão em ginástica na região sul do Brasil: desenvolvimento e potencial crescimento
- Voltar
Metadados
Descrição
This research aimed to characterize the 31 professors who work in the Gymnastics area in 20 public universities in the southern region of Brazil, through their Currículo Lattes. There was a lack of affinity with the theme of Gymnastics among the professors, who contemplated the competitive gymnastics in their teaching activities. Publications on Gymnastics seem to be still incipient, with few orientations of scientific research, as well as few extension actions (scientific and sporting/cultural events). The situation seems to reflect the personal effort of certain professors and the still small approximation of others with the area.||Esta investigación objetivó caracterizar a los 31 docentes que actúan en el área de Gimnasia en 20 Instituciones de Educación Superior (IES) públicas de la región sur de Brasil, a través del Currículo Lattes. Había una falta de afinidad con el tema de la Gimnasia entre los profesores, que tratan de la gimnasia de competición en sus disciplinas. Las publicaciones sobre Gimnasia parecen ser aún incipientes, con débil orientación de la investigación científica, así como pocas acciones de extensión (eventos científicos y deportivos/culturales). La situación parece ser un reflejo del esfuerzo personal de algunos docentes y la todavía pequeña aproximación de otros con el área.||Essa pesquisa estudou o perfil e a atuação acadêmica de 31 docentes que atuam com o ensino da Ginástica em 20 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da região Sul do Brasil, por meio de pesquisa documental. Foi constatada atuação majoritária de não-especialistas, que tematizam principalmente as ginásticas competitivas em suas disciplinas. As ações extensionistas e as publicações e orientações de pesquisas específicas sobre a Ginástica são incipientes e concentradas nos docentes especialistas. Destaca-se uma IES, com resultado do esforço pessoal de uma docente. O estudo sugere uma contraditória fragilidade dessa área na região que deu origem ao desenvolvimento desses saberes e práticas no Brasil, em comparação com outras regiões do Brasil.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bento-Soares, Daniela | Locci, Bruna | Gabriela Fuga Gonçalves Domingos, Maria | Antonio Coelho Bortoleto, Marco | Marconi Schiavon, Laurita
Data
15 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75796 | 10.5216/rpp.v27.75796
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Pensar a Prática
Fonte
Pensar a Prática; Vol. 27 (2024) | Pensar a Prática; v. 27 (2024) | 1980-6183 | 1415-4676
Assuntos
University teaching | Brazil | Gymnastics | Teaching | Instituciones de Educación Superior | Brasil | Gimnasia | enseñanza | Ensino Superior | Brasil | Ginástica | Docência
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | avaliado por pares