Descrição
Este artigo busca refletir sobre o discurso midiático que atribui a função de liderança a alguns manifestantes nos movimentos de junho de 2013, em oposição ao discurso do próprio movimento, que diz de sua horizontalidade e ausência de líderes. Para Raymond Williams (2007), o conceito de massa possui duas conotações: designa modernamente a multidão, “baixa, ignorante, instável”, e descreve as mesmas pessoas, mas vistas como uma força social positiva. Ao tratar as manifestações como um movimento de massas, de maneira negativa, e ao outorgar liderança a alguns escolhidos, a mídia tradicional atualiza o medo da multidão, expresso no pensamento moderno, como veremos com Coli (2010) e Torres (2013).||The popular protests that stopped Brazil in June 2013 showed diffuse insatisfaction, which gradually emerged as a historical political event, integrated by anonymous people and crossed by the use of new media. In concern to media culture, the performance of celebrities during events strikes us as a curious point of reflection as we are able to observe the inclusion of artists in the crowd, while their actions were widely highlighted by media. In order to better understand the possible boundaries that surround and differ the notions of anonymity and celebrification in the territory of mediatization, this article aims at identifying some types of relationship created by some Brazilian celebrities during the mass manifestations of the year 2013.