Descrição
A entrevista com o Prof. Dr. Sergio Andrés Lulkin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a qual aborda sua trajetória com o ensino de Teatro no curso de Pedagogia, foi especialmente concedida para publicação no dôssie “O teatro e a performance na formação de pedagogos: possibilidades, limites e necessidades”, do periódico “Teatro: criação e construção de conhecimento”, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A entrevista envolveu diversas conversas que foram feitas remotamente de julho a setembro de 2018. Aqui reunidas, as respostas do professor relatam sobre seu trabalho com a formação teatral de pedagogas e pedagogos desde 1993, que teve início desde seu apreço pela educação de surdos e pela escola, lugar que sempre lhe proporcionou o trabalho com a ação dramática desde a Educação Infantil. Lulkin comenta sobre os processos de aprendizado e aprimoramento do ensino de teatro para esse público específico, considerando suas necessidades e focos de formação, expressando o que pensa sobre o papel do teatro nesta formação e narrando sobre dias típicos em sua sala de aula – desde as tarefas envolvidas no preparo das aulas até a realização dos encontros, que envolvem experimentação, criação, apresentação e reflexões. O professor revela ainda as/os autoras/es que o auxiliaram nos estudos, os conflitos e as principais disputas neste campo.