-
EPISTEMOLOGIA ECOSSISTÊMICA E INTERDISCIPLINARIDADE: uma parceria necessária ao ensino escolar do século XXI||EPISTEMOLOGIA ECOSSISTÊMICA E INTERDISCIPLINARIDADE: uma parceria necessária ao ensino escolar do século XXI
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to weave elements that can contribute to reflect on the school education that we have and the ecosystemic reality that we live. In this study, we point out evidences that the educational system remains fragmented and hierarchical, while the 21st century requires that the subjects have an ecosystemic knowledge. There are indications that the permanence in this way of organizing school education fulfills the neoliberalist ideal, by not encouraging in the students the perception about environmental, social and economic issues, nor the imbrication between these elements and their lives. As a proposal to attenuate the incoherence between formal disjunctive education and global subjects of the 21st century, we bring interdisciplinarity as a didactic option, sustainability as a resource to develop pedagogical praxis based on themes related to the experiences of cognitive subjects and ecological, complex, ecosystem as an epistemological basis to foster a teaching that intends to meet the traditional paradigm and didactics. To support our study, we used authors such as Morin (2010,2011); Varela (2011), Capra (2006), Maturana (1982,2011); Farm (2008,2011); Japiassu (1976, 1994) and others scientists who develop transdisciplinary research. Concerning the methodological procedure we adopted the bibliographic research, for this we carring out a study on the elements of the research, namely: ecosystemic epistemology; interdisciplinarity and sustainability, as well as a documentary survey, regarding the qualitative approach. In this panorama we point out as a possibility for the promotion of an ecological perception, the ecosystemic epistemology integrated to interdisciplinarity, given the indications of the necessity of a paradigmatic and didactic transition, evidenced in the study.||Este artigo tem como objetivo tecer elementos que possam contribuir para refletir sobre a educação escolar que temos e a realidade ecossistêmica que vivemos. Este estudo aponta evidências de que o sistema educacional permanece fragmentado e hierárquico, enquanto o século XXI exige dos sujeitos um conhecimento ecossistêmico. Há indícios de que a permanência neste modo de organizar o ensino escolar atende ao ideal neoliberalista, ao não fomentar nos educandos a percepção sobre questões ambientais, sociais e econômicas, tão pouco, a imbricação entre estes elementos e suas vidas. Como proposta para atenuar a incoerência entre educação formal disjuntiva e sujeitos globais do século XXI, propõe-se a interdisciplinaridade como opção didática, a sustentabilidade como recurso para desenvolver a práxis pedagógica a partir de temas relativos às vivências dos sujeitos cognoscentes e a ciência ecológica, complexa, ecossistêmica enquanto base epistemológica para fomentar um ensino que pretenda ir de encontro ao paradigma e didática tradicionais. Para subsidiar o estudo recorre-se a autores como Morin (2010,2011); Varela (2011), Capra (2006), Maturana (1982,2011); Fazenda (2008,2011); Japiassu (1976, 1994) e outros cientistas que desenvolvem pesquisas transdisciplinares. Como procedimento metodológico adota-se a pesquisa bibliográfica, para isso realiza-se um estudo sobre os elementos conceituais base da pesquisa, a saber: epistemologia ecossistêmica; interdisciplinaridade e sustentabilidade, bem como um levantamento documental, quanto à abordagem qualitativa. Nesse panorama, aponta-se como possibilidade para o fomento de uma percepção ecológica, a epistemologia ecossistêmica integrada à interdisciplinaridade, dados os indícios da necessidade de uma transição paradigmática e didática, evidenciadas no estudo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Katia de Oliveira | Monteiro, Gilson Vieira
Data
3 de abril de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.
Fonte
Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade; n. 12 (2018): INTERDISCIPLINARIDADE; 09-31 | 2179-0094
Assuntos
Interdisciplinaridade | Sustentabilidade. Epistemologia ecossistêmica. Educação. | Interdisciplinarity | Sustainability | Ecosystemic Epistemology | Perception
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion