-
Epistemologies of formation: the emerging thought on visual arts teaching: the North-South axis||Epistemologias da formação: o pensamento emergente na docência em artes visuais no eixo Norte-Sul
- Voltar
Metadados
Descrição
This article brings part of an investigation about formation of visual arts teachers in Brazil, revealing nuances of a study published in 2008, a result of an academic association between extremes regions, in the north / south axis of our country. Looking at its northern pole, we highlight its emergent aspects by inserting them into local qualities. Located in the North Region, in the Amazon, a vast territory that unfolds along the courses of the rivers and streams, surrounded by the presence of the rain forest, where other landscapes such as those of the amazon “cerrado” are also revealed. We reflected on this place in order to dive into the waters of subjectivities to elucidate not only a way of living but also of thinking about art and education. We developed this work based on a cartographic method of research that could capture fluid experiences in its liquid geographies. In drawing up questions on the North-South axis, we focus on process, the "heart of cartography": not just maps, graphs, tables, or other regular cartographic records, but the extensiveness of thought was our primordial object of attention.||Este artigo é parte de uma investigação sobre formação docente em Artes Visuais no Brasil, revelando nuances de um estudo publicado em 2008, resultado de associação acadêmica por extremos entre regiões, em eixo Norte-Sul do país. Observando seu polo setentrional, destacamos seus aspectos emergentes inserindo-os em suas qualidades locais. Situamo-nos na Região Norte, na Amazônia, vasto território que se desdobra ao longo dos cursos dos rios e dos igarapés, cercado pela presença da floresta tropical, onde também se revelam outras paisagens como as do cerrado amazônico. Refletimos com o fim de mergulhar nas águas onde afluem subjetividades que elucidam não somente um modo de viver, mas de pensar a própria arte e a educação. Desenvolvemos esse trabalho a partir de um método cartográfico de pesquisa que pudesse apreender experiências fluidas em suas geografias líquidas. Na elaboração de questões reunindo o eixo N-S, colocamos em foco a processualidade, o “coração da cartografia”: não apenas mapas, gráficos, tabelas ou outros registros cartográficos regulares, mas a extensividade do pensamento esteve como o nosso objeto de atenção primordial.
ISSN
2357-9854
Periódico
Colaboradores
FAPERJ
Autor
Frade, Isabela Nascimento | Alvarenga, Ana Maria | Aranha, Camila
Data
28 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/75017 | 10.22456/2357-9854.75017
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/75017/46148 | https://seer.ufrgs.br/gearte/article/downloadSuppFile/75017/40832 | /*ref*/AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó/SC: Argos, 2009. | /*ref*/CAMPOS, Ciro (Org.). Diversidade socioambiental de Roraima: subsídios para debater o futuro sustentável da região. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2011. | /*ref*/DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo. Tradução de Wanderson Flor do Nascimento: ¿Que és un dispositivo? In: DELEUZE, Gilles. Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990. Disponível em Acessado em: Jul. 2017. | /*ref*/DUTRA, Ayrton Corrêa (Org.). Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: Editora UFSM, 2008. | /*ref*/DUTRA, Ayrton Corrêa (Org.). Cartografias contemporâneas de arte-educação. Santa Maria: Editora UFSM, 2008a. | /*ref*/DUTRA, Ayrton Corrêa; MATTÈ, Simone Witt. Formação, o docente em Artes Visuais e sua relação com a Pesquisa e as Novas Tecnologias. Revista Entreideias, Salvador, n. 6, p. 47-63, 2002. | /*ref*/DUTRA, Ayrton Corrêa; OLIVEIRA, Vinícius Luge. Ensino de Artes Visuais na UFSM: de sua gênese à atualidade. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 1, n. 1, p. 241-257, set. 2008. | /*ref*/FAUSTO, Carlos. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000. | /*ref*/FRADE; Isabela; ALVARENGA, Ana. Geopolítica da Formação: desenhando as Paisagens Informacionais dos Processos de Formação na Docência em Arte no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, 24., 2015, Santa Maria/RS. Anais... Santa Maria, 2015. p. 2968-2980. | /*ref*/KASTRUP, Virgínia; BARROS, Regina Benevides. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014. | /*ref*/KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo. Cartografar é traçar um plano comum. In: KASTRUP, Virgínia; PASSOS, Eduardo; TEDESCO, Silvia (Org.). Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2014a (v. 2). | /*ref*/OLIVEIRA, Vinícius Luge. Programa Alfa e Beto: a submissão do "Local" no Ensino das Artes Visuais. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE-EDUCADORES DO BRASIL; CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTE-EDUCADORES, 24; 2., 2014, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: FAEB, 2014. p. 01-12. | /*ref*/PAES LOUREIRO, João de Jesus. Códigos do imaginário amazônico. In: Maneschy, Orlando Franco. Amazônia, lugar de experiência. Belém: Ed. UFPA, 2013. | /*ref*/PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio: imaginário e modernização. Trad. Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. | /*ref*/ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2014. | /*ref*/VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. 5 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 4, n. 3 (2017): Design e Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais | Revista GEARTE; v. 4, n. 3 (2017): Design e Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais | 2357-9854
Assuntos
Research Experiences. Visual Arts. Teachers Formation. | Artes Visuais; Ensino da Arte | Experiências de Pesquisa. Artes Visuais. Formação Docente.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion