-
Epistemology “of” communication: elements for a critique of an academic chimera||Epistemología de la Comunicación: elementos para la crítica de una fantasía académica||Epistemologia “da” Comunicação: elementos para a crítica de uma fantasia acadêmica
- Voltar
Metadados
Descrição
We argue that communication is a theme of growing confusion among those interested in its theoretical reflection and categorical clarification, to the extent that the claims to convert it into key of an autonomous disciplinary science, supported by some Brazilian scholars, ignore its character and meaning as a tool for thinking. Epistemology in communication studies has nothing that will be singular to them, and for this, every time it aims at this kind of goal, it succumbs into an abstract petition because not only this search is indifferent towards the practice of research effectively exercised in the field but also and above all, it ignores the propositional limits of the concept of communication.||Se defiende en el texto que la comunicación es motivo de creciente confusión entre los interesados en su reflexión teórica y esclarecimiento categorial, en la medida en que las pretensiones de convertirla en clave de ciencia disciplinaria autónoma, sostenidas por algunos académicos brasileños, ignoran su carácter y sentido como medio de pensamiento. Siempre que se presenta, la epistemología, en los estudios de comunicación, nada tiene que le sea singular ("comunicacional") y, donde apunta a esta meta, sucumbe en la petición abstracta, ya que no sólo su total alejamiento en relación a la práctica de investigación efectivamente ejercitada en el campo, enfocada a los medios, pero, también, y sobre todo, en su desconocimiento de los límites propuestos del concepto de comunicación.||Defende-se no texto que a comunicação é motivo de crescente confusão entre os interessados na sua reflexão teórica e esclarecimento categorial, na medida em que as pretensões de convertê-la em chave de ciência disciplinar autônoma, sustentadas por alguns acadêmicos brasileiros, ignoram seu caráter e sentido como meio de pensamento. Sempre que se apresenta, a epistemologia, nos estudos de comunicação, nada tem que lhe seja singular (“comunicacional") e, onde visa esta meta, sucumbe na petição abstrata, visto não apenas o seu total alheamento em relação à prática de investigação efetivamente exercitada no campo, focada na mídia, mas, também e, sobretudo, seu desconhecimento dos limites proposicionais do conceito de comunicação.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rudiger, Francisco
Data
9 de setembro de 2014
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/18247 | 10.15448/1980-3729.2014.2.18247
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Revista FAMECOS; Vol. 21 No. 2 (2014); 395-417 | Revista FAMECOS; Vol. 21 Núm. 2 (2014); 395-417 | Revista FAMECOS; v. 21 n. 2 (2014); 395-417 | 1980-3729 | 1415-0549 | 10.15448/1980-3729.2014.2
Assuntos
Epistemology | Philosophy of Science | Communication Theory | Communication Theory | Epistemología | Filosofía de la ciencia | Teoría de la Comunicación | Teoría de la Comunicación | Epistemologia | Filosofia da ciência | Teoria da Comunicação | Teoria da Comunicação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion