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ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O INGRESSO DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR
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Metadados
Descrição
O presente trabalho aborda a contribuição das escolas Cidadãs de Tempo Integral para a inserção dos estudantes no Ensino Superior. No Estado da Paraíba, até o ano de 2021, a rede pública estadual de ensino conta com 302 escolas em tempo integral, sejam de ensino fundamental ou médio. Com a perspectiva de ampliar as possibilidades de aprendizagens dos estudantes, com novas metodologias e um novo currículo. Este trabalho tem por objetivo, analisar as contribuições da escola de tempo integral, como fator que impulsiona os estudantes a buscarem cada vez mais o ensino superior, seja no âmbito público ou privado. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados empíricos foram produzidos, na ECI Professora Francisca Fonseca da cidade de Poço de José de Moura – PB. Tomando como referência os dados inerentes ao período de quatro anos. 2017 e 2018 quando a escola funcionava de escola regular e 2019 e 2020 período em que a escola passou para funcional tempo integral. A abordagem foi do tipo qualitativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico, no qual foram consultados: livros, legislações, periódicos, revistas especializadas e artigos científicos. O estudo buscou aporte teórico em Schön (2001), Felício (2012), Freire (2005), Perrenoud (2001), Thiollent (2004). Resultado: os dados registrados neste estudo mostram que, a ampliação do tempo dos estudantes em sala de aula, por período integral, contribui para um melhor desempenho dos alunos possibilitando-os ingressar no ensino superior. Pois as metodologias, a ampliação de tempo na escola, são fatores primordiais para despertar neles, uma autonomia e um maior comprometimento com seu futuro, na busca da realização dos seus sonhos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Duarte Filho, Laurindo Francisco
Data
12 de maio de 2024
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Aquila
Fonte
Aquila; n. 30 (2024): AQUILA - Janeiro a Junho; 049-068 | 2317-6474 | 1414-8846
Assuntos
Escola de Tempo Integral | Educação Integral | Ensino Superior
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares