Descrição
Neste artigo, tem-se por relevância considerar as práticas de uma docência autoral, desde a formação acadêmica aos desdobramentos da aprendizagem de organização das ideias de que os diferentes textos atendam os detalhes e propósitos técnicos na formação de cidadãos e de sua autonomia acadêmica. Nesse sentido, é necessário fundamentar teoricamente de que maneira são ponderadas o ensino para a produção da escrita autoral, em particular, aqueles alunos que ingressam nos cursos de Letras. Dessa forma, a hipótese orientadora indica que o processo de ensino na educação básica ainda é incipiente para formação autoral na academia. Assim, os processos do uso dinâmico e complexo da linguagem devem ancorar as práticas de ensino da escrita autoral desde a educação básica, conforme proposições dos PCNs (1996, 1997, 1998). Na formação acadêmica, há orientações complementares realizados por Motta-Roth e Hendges (2010) sobre a importância e a necessidade de orientar a produção textual científica no meio acadêmico. Para tanto, concluímos que é preciso instruir os alunos para agir com autonomia leitora e escrita em diferentes contextos comunicativos na vida e no espaço acadêmico.