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ESCRITA LITERÁRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
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Metadados
Descrição
Trata-se do projeto de ensino “Escrita literária: desafios e possibilidades” desenvolvido com alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia. As ações partiram da seguinte problematização: Como despertar o interesse dos alunos pelo texto literário e motivá-los a escrever textos diferentes daqueles usuais da área escolhida? Para isso delineou-se como objetivo criar ambiente favorável à leitura e escrita literária em que os discentes sintam-se sujeitos do processo. Na condução das ações, utilizamos os postulados de Fiorin e Savioli (2006) por defenderem a escrita literária como possibilidade de recriação do mundo, de Antunes (2003) que nos apresentou as várias etapas interdependentes e intercomplementares envolvidas na criação do texto literário, e na teoria Histórico-cultural de Vygotski (1995) que defende o uso da escrita a partir de uma necessidade do sujeito. Como eixos de ação, elaboramos situações em que os alunos tiveram contato com a leitura de textos literários, atuando como críticos do processo de composição textual, em seguida o planejamento da obra, revisão e reescrita. Como resultado tem-se que os alunos deixaram de ser leitores e escritores passivos e tornaram-se sujeitos da ação ao verem função no ato de escrever.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Oliveira, Andreia dos santos | Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões | Pacífico, Juracy Machado
Data
17 de janeiro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4667 | 10.22481/praxis.v15i31.4667
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 182-196 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 182-196 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 182-196 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Educação. Escrita literária. Teoria histórico-cultural.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares