-
Espinosa, body and conditions: Music as a formation problem (Bildung)||La música como problema en la formación (Bildung): Espinosa, cuerpo y afecciones||Música como problema de formação (Bildung): Espinosa, corpo e afecções
- Voltar
Metadados
Descrição
This essay discusses music as a formation problem (Bildung) according to Espinosa. The interpretative feature takes Ethics (1677) as a starting point. Ethics, aesthetics, and epistemology are related in the recovery of the relation between what is sensible and intelligible in the monist philosophy context. The essay returns to the position of Espinosa in relation to the criticism of platonic-cartesian dualism, followed by the interpretative reconstruction of three parts of the Ethics text: part one (God), two (nature and the Origin of the Mind) and three (The Origin and Nature of the Affections); and, finally, the interpretation of the formative- musical dimensions according to the philosopher being studied.||El ensayo discute la música como problema en la formación (Bildung) desde Espinosa. El recurso interpretativo toma como punto de partida la Ética (1677). Se relacionan ética, estética y epistemología en la reanudación de la relación entre lo sensible y lo inteligible en el contexto de la filosofía monista. Se retoma la posición de Espinosa en el ámbito de la crítica al dualismo platónico y cartesiano; a continuación la reconstrucción interpretativa de tres partes del texto de la Ética: primera parte (Dios), segunda (La naturaleza y el Origen de la Mente) y tercera (El Origen y la Naturaleza de los Afectos); y, para terminar, la interpretación de las dimensiones formativas musicales a partir del filósofo estudiado.||O ensaio discute sobre música como problema de formação (Bildung) desde Espinosa. O recurso interpretativo toma como ponto de partida a Ética (1677). Se relacionam ética, estética e epistemologia na retomada da relação entre sensível e inteligível no contexto da filosofia monista. Retoma-se a posição de Espinosa no âmbito da crítica ao dualismo platônico-cartesiano; seguido da reconstrução interpretativa de três partes do texto da Ética: parte um (Deus), dois (A natureza e a Origem da Mente) e três (A Origem e a Natureza dos Afetos); e, por fim, a interpretação de dimensões formativo-musicais a partir do filósofo em estudo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rajobac, Raimundo | Garcia, Fernando Ferminio
Data
26 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/35973 | 10.15448/1981-2582.2020.2.35973
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Educação | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Educação; Vol. 43 No. 2 (2020); e35973 | Educação; Vol. 43 Núm. 2 (2020); e35973 | Educação; v. 43 n. 2 (2020); e35973 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2020.2
Assuntos
Music | Body | Conditions | Formation | Música | Corpo | Afecções | Formação. | Música | Cuerpo | Afecciones | Formación
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion