-
ESPIRAL DE EXPERIÊNCIA EXPERIÊNCIA EM ESPIRAL: RUMO A UMA POIESIS DO SER-COM
- Voltar
Metadados
Descrição
Abstract
This text intends to be a compliment to all that is sensitive in human formation, proposeing an ascending spiral movement of formative and investigative processes linked to life, connecting people and other entities. The theories adopted in the text act as reflective lenses, inducing us to recognize the mutability of reality while interacting with the dynamics of life. They also corroborate the proposal of a pedagogical vitality that can give rise to an affective, ethical, aesthetic, ecological and supportive perspective in the eco-training processes matched with the co-production of knowledge. Taking all this into account, the following notions come to light: creative contradictions and collective learning. Both cooperate with the reflection of being-with, as a link between art and its intimate relationship with education.
Keywords: Being-with. Artistic Ecoformation. Pedagogical vitality.||Resumo
Este texto pretende ser um elogio a tudo o que há de sensível na formação humana, propondo um movimento espiral ascendente de processos formativos e investigativos ligados à vida, conectando pessoas e outras entidades. As teorias adotadas no texto funcionam como lentes reflexivas, induzindo-nos a reconhecer a mutabilidade da realidade ao interagirmos com a dinâmica da vida. Corroboram também a proposta de uma vitalidade pedagógica que possa dar origem a uma perspectiva afetiva, ética, estética, ecológica e solidária nos processos de ecoformação, conjugada com a coprodução de conhecimento. Levando tudo isso em consideração, surgem as seguintes noções: contradições criativas e aprendizagem coletiva. Ambas cooperam com a reflexão do ser-com, como elo entre a arte e sua íntima relação com a educação.
Palavras-chave: Ser-com. Ecoformação Artística. Vitalidade pedagógica.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gonçalves Silva, Rosana
Data
8 de agosto de 2024
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1414 | 10.19179/rdf.v60i60.1414
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Rosana Gonçalves Silva | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 60 n. 60 (24): Dossiê Artes, Comunidades e Educação ; e1414 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/rdf.v60i60
Assuntos
Ser-com | Ecoformação Artística | Vitalidade pedagógica | Being-with | Artistic Ecoformation | Pedagogical vitality
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion