-
ESPIRITUALIDADE E AS CONCEPÇÕES SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: RECORTES TEMPORAIS
- Voltar
Metadados
Descrição
A reflexão em foco problematiza, retrospectivamente, a construção e a reconstrução conceitual estabelecida entre espiritualidade, religião e mística, entendendo que esses conceitos fazem parte da estrutura da história da humanidade, relacionando, também, as compreensões e modos de perceber as pessoas com deficiência, assim como alguns aparatos legais e abordagens conceituais e estudos acadêmicos que contribuem para uma reflexão sobre os argumentos em defesa da inclusão de pessoas com deficiência no meio social e educacional. A pesquisa bibliográfica foi o caminho aqui adotado, trabalhando com diferentes áreas do saber, e a categoria de análise adotada para leitura e interpretação das informações foi a análise das práticas discursivas que perpassam os repertórios interpretativos utilizados em determinadas épocas e suas práticas sociais (SPINK, 1999; FOUCAULT, 1996). Após excursionar em torno dos recortes históricos e temporais das relações entre pessoas com deficiência e a espiritualidade na cultura judaico-cristã, posta em diálogo com a trajetória dos paradigmas sociais, pode-se perceber que encontra-se nítido os estigmas reportados à pessoa com deficiência apontando-a como pecadora ou impura, devendo ser punida/afastada do convívio social. O paradigma inclusivo, constructo da sociedade contemporânea, exige uma nova hermenêutica da Espiritualidade!
ISSN
1414-9494
Periódico
Colaboradores
Universidade do Estado da Bahia | Universidade federal do Ceará
Autor
Carneiro, Everton Nery | Lustosa, Francisca Geny
Data
2 de julho de 2020
Formato
Identificador
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7743 | 10.18224/frag.v29i4.7743
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Everton Nery Carneiro, Francisca Geny Lustosa | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas; v. 29, n. 4 (2019); 622-638 | 1983-7828 | 1414-9494 | 10.18224/frag.v29.n4.2019
Assuntos
Educação | Espiritualidade; Pessoas com deficiência; Inclusão. | Antropologia das religiões; Espiritualidade; Educação Inclusiva
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion