-
Estado, políticas educacionais e obsessão avaliativa||THE STATE, EDUCATIONAL POLICIES AND AN OBSESSION WITH ASSESSMENT
- Voltar
Metadados
Descrição
O crescente protagonismo da avaliação não pode ser compreendido à margem da natureza das políticas públicas e educacionais contemporâneas, nem, mais especificamente, à margem do papel e redefinição do Estado em contexto de globalização. Inicialmente impulsionada pela emergência de governos neoconservadores e neoliberais, há duas décadas e meia, a avaliação tornou-se obsessiva e unidireccional, quer pelo facto de continuar a manter a sua presença de forma relativamente indiferente à natureza de governos de outras orientações político-partidárias quer pelo facto de continuar a contribuir para maximizar as funções de controlo e de legitimação, em vez de apoiar mecanismos democráticos de prestação de contas e de responsabilização (accountability) mais congruentes com a promoção de justiça social e educacional.||The growing central role of assessment cannot be understood separate of contemporary public and educational policies, or, more specifically, isolated from the role and redefinition of the State in the context of globalization. Initially, prompted by the emergence of neo-conservative and neo-liberal governments, twenty five years ago, assessment became a single-focused obsession, whether due to the fact that it continues to maintain its presence, in a way that is relatively indifferent to the nature of governments and other political-party orientations, or due to the fact that it continues to contribute to maximizing the functions of control and legitimization, rather than supporting democratic mechanisms of accountability and responsibility that are more in keeping with the promotion of social and educational justice.
ISSN
1984-7114
Periódico
Autor
Afonso, Almerindo Janela
Data
23 de março de 2009
Formato
Idioma
Editor
Fonte
Revista Contrapontos; v. 7, n. 1 (2007); 11-22 | Revista Contrapontos; v. 7, n. 1 (2007); 11-22 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
State; Educational policies; Assessment.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion