-
Estratégias de autorregulação da aprendizagem musical: um estudo em uma banda de música escolar
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como os alunos de uma bandaescolar aprendem a tocar seus instrumentos a partir da identificação de estratégiasde aprendizagem musical existentes em tal contexto. A referência teórica adotadana pesquisa foi a autorregulação da aprendizagem segundo o viés sociocognitivo. Oestudo, de caráter qualitativo, foi realizado com alunos de uma banda de música escolarde uma escola profissionalizante. A coleta de dados ocorreu por meio de observaçõese entrevistas. Os resultados da pesquisa indicam que os alunos se utilizam de variadasestratégias autorregulatórias para aprender, sendo as mais citadas a realização debuscas na internet, a repetição de trechos específicos, a prática de memorizarmúsicas e a solicitação de auxílio aos colegas. Um ponto importante do trabalho foia constatação de que o professor não ocupa um papel central na aprendizagem dosalunos, sendo procurado, essencialmente, para esclarecer dúvidas. No caso, ele atuamais como um incentivador da aprendizagem, o que evidenciou a necessidade dehabilidades autorregulatórias de aprendizagem por parte dos alunos em tal contexto.Palavras-chave: autorregulação da aprendizagem musical, estratégias deaprendizagem, banda de música.
ISSN
1518-2630
Periódico
Colaboradores
Instituto Federal do Pará
Autor
Vieira Junior, Luis Antonio Braga; Instituto Federal do Pará | Montandon, Maria Isabel; Universidade de Brasília | Marins, Paulo Roberto Affonso; Universidade de Brasília
Data
13 de abril de 2018
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 25, n. 38 (2017)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion