-
Estratégias de Ensino em Ciências para a Educação Infantil e os Anos Iniciais: um estado da arte
- Voltar
Metadados
Descrição
O ensino de Ciências é primordial para o desenvolvimento da reflexão, do pensamento crítico e da curiosidade dos alunos e, portanto, deve ser trabalhado desde o início da escolarização. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar pesquisas publicadas nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) em recentes edições (2013, 2015, 2017 e 2019), referentes às estratégias de ensino em Ciências que vêm sendo utilizadas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Esse estudo possui uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica (LÜDKE; ANDRÉ, 2013). Foram selecionados trinta e seis (36) trabalhos, os quais foram classificados de acordo com a estratégia utilizada, a edição do ENPEC, a etapa de ensino e a linha temática em que foram inseridos no encontro. Observou-se que as estratégias mais frequentes foram: ensino por investigação, estratégias lúdicas, experimentação e projetos. Também houve uma desigual distribuição entre as linhas, sendo que mais da metade dos trabalhos se concentrou na linha de “ensino e aprendizagem de conceitos científicos”, e, quanto às etapas de ensino, menos de um quarto das pesquisas se desenvolveu na educação infantil. Algo recorrente nas pesquisas analisadas foi a ideia de que os estudantes devem ser considerados como sujeitos ativos de seu próprio processo de aprendizado. Ressalta-se ainda a importância de se desenvolver, em pesquisas futuras, trabalhos que envolvam o ensino de ciências na educação infantil e que trabalhem numa perspectiva mais interdisciplinar e integradora também com os anos iniciais do ensino fundamental.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alves, Deborah Karla Calegari | Mattos, Kelli Renata Corrêa de | Krützmann, Fábio Luis | Silva, Bruna Tafarel da | Goldschmidt, Andréa Inês
Data
17 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24749 | 10.48075/educare.v19i48.24749
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educere et Educare | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Educere et Educare; v. 19 n. 48 (2024): Edição de Fluxo Contínuo 2024; 1-19 | 1981-4712 | 1809-5208
Assuntos
Estratégias de ensino em Ciências; Educação Infantil; Anos Iniciais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion