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Estratégias para experiências significativas no ensino de criação publicitária
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Metadados
Descrição
Este artigo é uma fração da investigação longitudinal intitulada O Ensino de Criação Publicitária realizada pelo grupo de pesquisa Inovação no Ensino de Publicidade. Nele refletimos sobre outros modos de ensinar, tomando a sala de aula como campo de observação. Para tanto, analisamos uma experiência significativa na disciplina de Direção de Arte II da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc): criação de embalagens e peças promocionais à Feira Pedagógica da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). O material foi produzido e disponibilizado durante a Semana dos Produtos Orgânicos da EFASC, em 2016. A situação acompanhada e monitorada se revelou significativa porque a ação criativa do professor, planejando cuidadosamente a atividade, gerou um exercício desafiador favorável à prática criativa. Igualmente, a criação de mecanismos de recompensa estimulou a inserção estudantil em práticas sociais, potencializando experiências vividas em outras situações de aprendizagem. Desse modo, o ensino baseado em projetos beneficiou a integração entre os conteúdos programáticos com problemas vivenciados por comunidades, trazendo sentido para a experiência de aprender criatividade.||This paper is a fraction of a longitudinal study entitled Teaching Advertising Creation, which was carried out by the research group on Innovation in Advertising Teaching. The study approaches different forms of teaching by taking the classroom as the observation field. Therefore, the study presents an analysis of a significant experience observed along the course of Art Direction II in the University of Santa Cruz do Sul (Unisc): creation of packaging and promotional pieces for the Pedagogical Fair in the Agricultural Family School of Santa Cruz do Sul (Efasc). The material was produced and became available during the Organic Products Week of EFASC in 2016. The situation was monitored and it proved to be significant due to the creative action promoted by the professor, who carefully planned the activity and generated an appropriate challenging exercise for creative practice. Likewise, the reward mechanisms proposed have stimulated student insertion into social practices; enhancing experiences in other learning situations. Accordingly, the project-based teaching has benefited the integration between the class content and community issues, which brings meaning to the experience of learning creativity.
ISSN
0104-6829
Periódico
Autor
Kopp, Rudinei | Hansen, Fábio
Data
28 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/159377 | 10.11606/issn.2316-9125.v25i1p42-56
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Rudinei Kopp, Fábio Hansen | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Comunicação & Educação; v. 25 n. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 42-56 | Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 42-56 | Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 42-56 | 2316-9125 | 0104-6829
Assuntos
Publicidade | Ensino | Criatividade | Traballho docente | Formação publicitária | Advertising | Teaching | Creativity | Educational work | Advertising formation
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion