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Eu quero, eu posso, eu vou conseguir aprender a ler e a escrever
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Metadados
Descrição
Este texto é parte da tese de doutorado na área de educação acompanhando jovens e adultos pouco ou não escolarizados, focalizando o estudo na construção do conhecimento da alfabetização e o modo como os sujeitos conseguem se expressar em termos de leitura e de escrita no seu cotidiano onde apresento a análise desenvolvida em relação aos objetivos vinculados ao eixo das práticas alfabetizadoras na educação de jovens e adultos, buscando explicitar, por meio dos discursos dos educandos, as expectativas desses relativamente ao aprendizado da leitura e da escrita, aos seus usos sociais na vida desses jovens e adultos, bem como aos principais aspectos que interferem no processo de aprendizagem da leitura e da escrita nos educandos que retornam à escola para aprender a ler e escrever. A pesquisa centrou-se no processo de formação do educador na sua relação com a constituição das práticas alfabetizadoras na educação de jovens e adultos. Os objetivos da investigação foram: a) pesquisar o desenvolvimento da leitura e da escrita, sua apropriação social por jovens e adultos em um determinado processo de alfabetização; b) problematizar o processo de formação de educadores vinculados ao projeto. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, utilizando alguns pressupostos teóricos do trabalho etnográfico. Foram realizadas entrevistas individuais e coletivas e observações da atividade no curso da ação. O quadro de referenciais teóricos deste trabalho foram autores que tomaram as dimensões das práticas alfabetizadoras na educação de jovens e adultos como objeto de investigação na perspectiva de uma prática alfabetizadora transformadora, tais como: Freire (1987, 1988, 1995, 1996, 1999, 2001, 2002, 2005); Vygotsky (1981, 1988); Luria (1979, 1983, 1987, 1988, 1992, 1997, 1998)...
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Paim, MarilanePaim Maria Wolff
Data
27 de janeiro de 2012
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2030 | 10.5335/rep.2013.2030
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Revista Espaço Pedagógico
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 17 n. 1 (2010): EDUCAÇÃO E INCLUSÃO | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares