-
EUGENIO BARBA AND THE INVENTION OF THIRD THEATRE||EUGENIO BARBA Y LA INVENCIÓN DEL TERCER TEATRO||EUGENIO BARBA E A INVENÇÃO DO TERCEIRO TEATRO
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article, drawn from a lecture held virtually on October 1, 2021, during the event Meetings on Third Theatre and Theatre Anthropology - a tribute to Eugenio Barba: 85 years of life, 60 years of theatre, 34 years of meetings in Brazil (organised by the Postgraduate Program in Performing Arts at the Federal University of Ouro Preto), the notion of Third Theatre – conceived by Eugenio Barba in 1976 to name and define an extremely varied and irregular theatrical reality – is resumed. It is noted that the concept shifts the plane of discourse to the field of ethics, placing alongside the question of how to do theatre, two others that are equally or more important, relating to why and for whom to do theatre. The discussion is deepened by bringing Third Theatre and Theatre Laboratory closer, which, in turn, comprises diverse theatrical experiences ranging from the Studios or Ateliers of the first half of the 20th century to the Theatre Laboratories proper, of the second half. Apolitology (taking symbolic or material distance from the polis), enclave (separation from the social context) and associability (as a counterpoint to the society of injustice) are some of the concepts that, in this article, are articulated with the notion of Third Theater.||Neste artigo, elaborado a partir de palestra realizada virtualmente no dia 1o de outubro de 2021, durante o evento Encontros sobre o Terceiro Teatro e a Antropologia Teatral - uma homenagem a Eugenio Barba: 85 anos de vida, 60 anos de teatro, 34 anos de encontros no Brasil (organizado pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto), retoma-se a noção de Terceiro Teatro – concebida por Eugenio Barba em 1976, para nomear e definir uma realidade teatral extremamente variada e irregular. Salienta-se que o conceito desloca o plano do discurso para o campo da ética, colocando ao lado da questão do como fazer teatro, outras duas tão ou mais importantes, relativas a porque e para quem fazer teatro. A discussão é aprofundada aproximando o Terceiro Teatro ao Teatro-laboratório que, por sua vez, compreende experiências teatrais diversas que vão dos Estúdios ou Ateliês da primeira metade do século XX aos Teatros-laboratório propriamente ditos, da segunda metade. Apolitologia (tomada de distância, simbólica ou material, da polis), enclave (separação do contexto social) e associabilidade (como contraponto à sociedade da injustiça) são alguns dos conceitos que, neste artigo, se articulam com a noção de Terceiro Teatro.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Marco De Marinis | Priscilla Duarte
Data
27 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/70499 | 10.22478/ufpb.2177-8841.2024v15n1.70499
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 MORINGA - Artes do Espetáculo | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
MORINGA - Artes do Espetáculo; v. 15 n. 1 (2024): Escolhas e heranças | 2177-8841 | 1980-8348
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion