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Evaluation in higher education: limits and possibilities of an experience||Avaliação na educação superior: limites e possibilidades de uma experiência
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Metadados
Descrição
This paper analyzes the conception of evaluation practiced by a group of supervisors of the Curricular Internship in the early years in a Pedagogy undergraduation program, starting from the idea that evaluation provides the teacher with a reflection on his practice so that, from the awareness of their convictions, can employ action strategies, develop tools and review aspects that need to be taken up, in the search for facing difficulties encountered along the educational journey. For students, evaluation can be recognized as the moment of knowledge construction and repositioning of the training process. The evaluation is understood as a political act, in the sense of providing successive judgments on a path, always partial, provisional and precarious, that urge the subjects to adjust the course of events to the susceptibilities of the group itself, within a given context of action pedagogical or social formation. Finally, we bring some records of the course of the curricular internship in the early years, in which we were challenged by the COVID-19 pandemic and tried the e-portfolio as a device for critical appropriation and formative evaluation, allowing an experience of displacement and consequent expansion of our understanding of the possibilities of bonding in remote education, in times of exception. ||O artigo coloca em análise a concepção de avaliação praticada por um grupo de professores supervisores de Estágio Curricular de um curso de Pedagogia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na ideia de que a avaliação propicia ao professor uma reflexão sobre sua prática, para que, a partir da tomada de consciência sobre suas convicções, possa empregar estratégias de ação, desenvolver instrumentos e rever aspectos que precisem ser retomados, na busca do enfrentamento das dificuldades encontradas ao longo da jornada educativa. Para os estudantes, a avaliação pode ser reconhecida como o momento de construção do conhecimento e reposicionamento do processo de formação. A avaliação é entendida como um ato político, no sentido de fornecer sucessivos juízos sobre um percurso, sempre parciais, provisórios e precários, que instam os sujeitos a ajustar o curso dos acontecimentos às suscetibilidades do próprio grupo, no interior de um dado contexto de ação pedagógica ou formação social. Por fim trazemos alguns registros do percurso de realização do Estágio Curricular, nos anos iniciais, no qual fomos interpelados pela pandemia de COVID-19 e experimentamos o e-portfólio como dispositivo de apropriação crítica e de avaliação formativa, permitindo uma experiência de deslocamento e consequente ampliação de nosso entendimento sobre as possibilidades do vínculo na educação remota, em tempos de exceção.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pereira, Marcos Villela | de Souza Bonelli, Sônia Maria | Duarte Zimmer, Rosane Oliveira | Faé Ebert, Síntia Lúcia
Data
16 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18874 | 10.5585/eccos.n55.18874
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 55: Dossiê Avaliação da Aprendizagem; e18874 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Evaluation | High education | Curricular internship in the early years | Portfolio | COVID-19 pandemic | Avaliação. Educação superior | Estágio curricular nos anos iniciais | Portfólio | Pandemia de COVID-19
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de convidado