-
EVALUATION OF SCHOOL ADMINISTRATORS’ INITIATIVES FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS||AVALIAÇÃO DE INICIATIVAS DE ADMINISTRADORES ESCOLARES PARA OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- Voltar
Metadados
Descrição
The concept of sustainable development is defined as a form of development that aims to meet the needs of the present without compromising the needs of future generations. The increasing importance of sustainable development is beginning to show itself in the education curriculum. One of the most important goals pointed out by UNESCO, it is important that school administrators, who are the most important actors of education, have educational knowledge, skills and attitudes for sustainable development. In this research, it is aimed to evaluate the opinions of school administrators in vocational high schools on sustainable development goals and to determine the deficiencies in this subject and to contribute in this direction by collecting the necessary data for taking the right steps. Qualitative research methods were applied in the research, and 15 school administrators working in Northern Cyprus vocational high schools participated in the research. The semi-structured interview form prepared by the researcher was used for data collection. The data obtained in the research were analyzed with the content analysis method. As a result of the research, it is seen that school administrators have knowledge about sustainable development. Among the opinions of school administrators who put forward their views on the 17th article of sustainable development, providing equal rights to the society, providing economic contributions, providing access to clean water and energy, recycling, ensuring the sustainability of agricultural development, and cooperation with stakeholders come to the fore.||O conceito de desenvolvimento sustentável é definido como uma forma de desenvolvimento que visa a atender às necessidades do presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras. A crescente importância do desenvolvimento sustentável está começando a se manifestar no currículo educacional. Como uma das metas mais importantes apontadas pela UNESCO, é importante que os administradores escolares, que são os atores mais importantes da educação, tenham conhecimentos, habilidades e atitudes educacionais para o desenvolvimento sustentável. Nesta pesquisa, o objetivo é avaliar as opiniões dos administradores escolares de escolas de ensino médio profissionalizante sobre as metas de desenvolvimento sustentável, determinar as deficiências nesse assunto e contribuir nessa direção coletando os dados necessários para tomar as medidas certas. Os métodos de pesquisa qualitativa foram aplicados na pesquisa, e 15 administradores escolares que trabalham em escolas de ensino médio profissionalizante do norte do Chipre participaram da pesquisa. O formulário de entrevista semiestruturado preparado pelo pesquisador foi usado para a coleta de dados. Os dados obtidos na pesquisa foram analisados com o método de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, observou-se que os administradores escolares têm conhecimento sobre desenvolvimento sustentável. Entre as opiniões dos administradores escolares que expuseram seus pontos de vista sobre o 17º artigo do desenvolvimento sustentável, destacam-se o fornecimento de direitos iguais à sociedade, as contribuições econômicas, o acesso a água limpa e energia, a reciclagem, a garantia da sustentabilidade do desenvolvimento agrícola e a cooperação com as partes interessadas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Altinay, Zehra | Arica, Sinem | Dagli, Gokmen | Altinay, Mehmet
Data
5 de fevereiro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Zehra Altinay, Sinem Arica, Gokmen Dagli, Mehmet Altinay | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 No. 41 (2024); 92-120 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 Núm. 41 (2024); 92-120 | Conhecimento & Diversidade; v. 16 n. 41 (2024); 92-120 | 2237-8049
Assuntos
sustainable development goals | education | vocational high school | school administrator | objetivos de desenvolvimento sustentável | educação | ensino médio profissionalizante | administrador escolar
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion