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Experiences of pedagogy of alternance at Municipal School Of Agroecology Vale do Tinguá – Nova Iguaçu / RJ||Experiencias de pedagogía de alternancia en la Escuela Municipal de Agroecología Vale do Tinguá – Nova Iguaçu/RJ||Experiências da pedagogia da alternância na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá – Nova Iguaçu/RJ
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Metadados
Descrição
This article is the result of research carried out in rural education and pedagogy of alternation, in close articulation with social movements, in a historical and emancipatory perspective, developed in the PPGEA - Postgraduate Program in Agricultural Education, of UFRRJ - Universidade Federal Rural from Rio de Janeiro. Our main objective was to understand the construction process of the experiences of this Pedagogy of Alternation at the Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, and its interfaces with human relations. The documental research was developed in bibliographic collections and interviews with the educators that work in the School. Among the sources of investigation, we used legislation, ordinances, decrees and theoretical references on Pedagogy of Alternation and rural education in social movements, in particular, Begnami (2004); Gimonet (2007); Freire (2002); Molina (2006) e Caldart (2012). The results show that rural education, in addition to constituting an immeasurable universe of wisdom in the area of Human and Social Sciences, contributes to the resistance of the oppressed class, considering that the traditional and plural knowledge of rural peoples were, for some reason, silenced, buried and forgotten, to the detriment of the interests of oppressive hegemonic capital. It is up to educators, students and social movements, in favor of the oppressed, to develop research that collaborates with the empowerment of the peasant working class.
||El presente artículo es fruto de las investigaciones realizadas en la educación del campo y la pedagogía de la alternancia, na estreita articulação com os movimentos sociais, numa perspectiva histórica e emancipadora, desenvolvida no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da UFRRJ – Universidade Federal Rural hacer Río de Janeiro. Nuestro objetivo principal es comprender el proceso de construcción de las experiencias de la Pedagogia da Alternância na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, y sus interfaces con las relaciones humanas. A pesquisa documental foi desenvolvida em acervos bibliográficos e entrevistas com os educadores que atuam na Escola. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias, decretos e referenciais teóricas sobre Pedagogia da Alternância e educação do campo nos movimentos sociais, em especial, Begnami (2004); Gimonet (2007); Freire (2002); Molina (2006) y Caldart (2012). Los resultados muestran que la educación del campo, además de constituir un universo inmensurable de saberes en el área de las Ciencias Humanas y Sociales, contribuye a la resistencia de la clase oprimida, tendo em vista que los saberes tradicionales y plurales de los povos del campo foram, por algún motivo. , silenciados, soterrados e esquecidos, en detrimento de los intereses del capital hegemónico opresor. Cabe aos educadores, educandos e movimentos sociais, em favor dos oprimidos, desenvolverem pesquisas que colaboran con o empoderamento da classe trabalhadora camponesa.
||O presente artigo é fruto das pesquisas realizadas em educação do campo e pedagogia da alternância, na estreita articulação com os movimentos sociais, numa perspectiva histórica e emancipadora, desenvolvida no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, da UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nosso objetivo principal foi compreender o processo de construção das experiências dessa Pedagogia da Alternância na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, e suas interfaces com as relações humanas. A pesquisa documental foi desenvolvida em acervos bibliográficos e entrevistas com os educadores que atuam na Escola. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos sobre Pedagogia da Alternância e educação do campo nos movimentos sociais, em especial, Begnami (2004); Gimonet (2007); Freire (2002); Molina (2006) e Caldart (2012). Os resultados mostram que a educação do campo, além de constituir um universo imensurável de sabedorias na área das Ciências Humanas e Sociais, contribui na resistência da classe oprimida, tendo em vista que os saberes tradicionais e plurais dos povos do campo foram, por algum motivo, silenciados, soterrados e esquecidos, em detrimento dos interesses do capital hegemônico opressor. Cabe aos educadores, educandos e movimentos sociais, em favor dos oprimidos, desenvolverem pesquisas que colaborem com o empoderamento da classe trabalhadora camponesa.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Oliveira, Clodoaldo Ferreira de | Campos , Marília Lopes | Bicalho, Ramofly
Data
14 de março de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24418 | 10.5585/eccos.n68.24418
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 68: (jan./mar. 2024); e24418 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
educação do campo | movimentos sociais | pedagogia da alternância | políticas públicas | rural education | social movements | alternation pedagogy | public policies | educación rural | movimientos sociales | pedagogía de la alternância | políticas públicas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion